Casa Created with Sketch.

7 segredos da combinação de estampas

Com estas dicas você vai se tornar um mestre na combinação de padronagens!

Quem nunca se pegou tentando combinar estampas, mas sem saber exatamente o que fazer? Afinal, as imagens que encontramos em revistas e no Pinterest sempre trazem misturas incríveis de padrões – só que replica-las em casa nem sempre é tão fácil. Para ajudar, o site Apartment Therapy separou sete ambientes e seus segredos de sucesso. Atente-se a eles e quando você menos esperar estará fazendo combinações sem esforço!

1. Varie as escalas

1-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

 (/)

Um dos maiores artifícios da decoração é combinar estampas com escalas diferentes. O tamanho do padrão faz toda a diferença – a variação evita a sensação de um espaço sobrecarregado. No ambiente acima um tapete kilim com geometria grande chama a atenção, acompanhado de almofadas de estampas menores em segundo plano. Exemplo perfeito do truque!

2. Defina um foco

2-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

 (/)

O amor por estampas, neste quarto, é exacerbado. Mesmo assim o ambiente não ficou pesado. O segredo? O papel de parede floral é usado como estampa principal, chamando a atenção. Apesar da abundância de padrões, nenhum deles compete. Para replicar o efeito, experimente combinar estampas de aquarela com geometria, ou a tendência de verão das palmeiras com listras discretas.

3. Harmonize os tons

3-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

 (/)

É a harmonia dos tons que faz com que os padrões contemporâneos misturados neste living deem certo em conjunto. Os designers limitaram a paleta de cores para brancos e azuis, dinamizando a escolha com tamanhos de padronagens diferentes. Assim, a grande escala do padrão das cortinas e paredes casa com as estampas mais intrincadas dos acessórios.

4. Siga um tema

4-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

 (/)

Esta sala de estar é surpreendente: uma variedade de cores e padrões foi aplicada no tapete, manta, almofadas e até no arranjo de parede sem que o décor se tornasse exagerado. O trunfo foi seguir um tema – no caso, padrões gráficos – deixando bastante espaço entre os elementos para descanso do olhar.

5. Deixe espaço em branco

5-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

 (/)

Precisamos enfatizar o que foi dito acima: espaço em branco é essencial! A distância neutra entre os padrões misturados no quarto não deixa que eles se encontrem e contrastem fortemente um com o outro. Salvo um pouco de laranja, esta paleta de cores é suave, sem peso no décor.

6. Abrace a boêmia

6-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

 (/)

É fã do estilo boho? Ele requer a mistura de padrões diversificados para atingir sua aparência descontraída, como acontece no terraço acima. Escolha com liberdade e atrevimento, concentrando-se no que agrada ao olhar – na dúvida, prefira formas orgânicas e alinhe as cores.

7. Inspire-se nos arranjos de paredes

7-aprenda-7-segredos-de-combinação-de-estampas

 (/)

Escolher uma peça para inspirar a paleta de cores é um trunfo comum na decoração que também pode ser usado na combinação de estampas. Tome os quadros na parede como ponto de partida, fazendo com que a vida imite a arte! Na foto, padrões florais que lembram o das obras são misturados nas almofadas, conectando ambos. A harmonia está presente nas cores.

Leia também:

Como usar cores e estampas em espaços pequenos

Sofá e almofada: como combinar?

7 tendências para decorar sua sala

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.