Casa Created with Sketch.

7 dúvidas sobre tecidos

Se você tem alguma dúvida sobre tecidos, seja como usá-lo de revestimento de parede, no sofá ou até como limpá-los, confira as perguntas mais frequentes respondidas por arquitetos e decoradores.

abre-duvidas-sobre-tecidos

 (/)

1. O que é mais barato: usar tecido ou papel na parede?

O papel de parede pode ser de três tipos: simples, que leva apenas celulose na composição; vinílico; ou, ainda, de tecido e celulose. Todos são vendidos em rolos, com largura de 50 cm a 1 m e 10 m de comprimento. Os vinílicos aceitam limpeza com pano úmido, e os outros, apenas aspirador ou espanador – regra válida também para os tecidos. Esses vêm em cortes mais largos (1,40 ou 2,80 m), mas, por outro lado, exigem mão de obra para lá de especializada na colocação. A durabilidade depende da instalação e do uso, já que a exposição ao sol, por exemplo, pode desbotá-los. No quesito preço, é possível encontrar opções em conta de ambos os revestimentos em home centers e lojas populares. Lembre-se de computar o trabalho do instalador: em São Paulo, aplicar um rolo de papel de parede de 50 cm x 10 m custa a partir de 200 reais. Já a colocação de 1 m² de tecido sai a partir de 300 reais.

Consultores: arquitetos Robert Robl, tel. (11) 5561-5551, São Paulo; e Renata Basques, tel. (31) 3261-6518, Belo Horizonte; designer de interiores Mayra Navarro, tel. (11) 99953-4223, São Paulo; e Mari Capeletti, gerente da Wallpaper, tel. (11) 3093-9811, São Paulo.

 

2. Como limpar um tecido de parede?

A manutenção é simples, feita com pano seco, espanador ou aspirador de pó. E quando enjoar da decoração, basta puxar e descolar as folhas – caso sobrem resíduos de cola, elimine-os com removedor.

 

3. Posso furar uma parede que está revestida com tecido?

O uso da furadeira provavelmente danificará o tecido de parede. O ideal seria utilizar um painel de madeira para fixar a TV, pois, desta forma você poderá esconder os fios e o defeito não ficará aparente. Se você realmente desejar colocar o suporte diretamente sobre o tecido, te dou um conselho: utilize um gabarito para que o furo seja feito no local exato! Assim, a imperfeição não ficará tão visível.

Consultor: Marcos Apoitia; arquiteto@marcosapoitia.com;tel. (51) 9754-3583.

 

4. É possível aplicar um tecido sobre outro na parede?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s