Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

4 erros na roupa de cama que prejudicam seu sono

Saiba como escolher lençóis e edredons para ter uma cama perfeita e confortável.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 out 2025, 19h05
Apê industrial tem piso de porcelanato na área social e vinílico na área íntima. Projeto de Estúdio Maré.
 (Felco/Divulgação)
Continua após publicidade
De 260 m² para 400 m²: reforma cria andar extra em cobertura. Projeto de Natalia Lemos.
(Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio/Produção visual: Andrea Brito Velho/Divulgação)

A cama é o santuário do descanso, essencial para uma boa noite de sono e para recarregar as energias. No entanto, pequenos erros na escolha da roupa de cama podem transformar esse refúgio em uma fonte de desconforto. Desde a textura dos lençóis até o tipo de cobertor, cada detalhe impacta diretamente sua qualidade de vida.

Para ajudar você a criar a cama perfeita, listamos os erros mais comuns e como corrigi-los, garantindo mais conforto e noites de sono reparadoras. Confira!

Como escolher os tecidos ideais para a casa? Projeto de Elisa Maretti. Na foto, cama de casal com roupa de cama de crochê.
(Manuel Sá/Divulgação)

1. Focar apenas na contagem de fios do lençol

Uma alta contagem de fios nem sempre é sinônimo de qualidade superior. Fatores como o tipo de fibra (algodão egípcio, percal, cetim) e a trama do tecido são muito mais importantes para garantir maciez, respirabilidade e durabilidade.

Continua após a publicidade

Dica: em vez de se prender aos números, sinta o tecido. Opte por materiais de qualidade que se adequem à sua preferência de toque e que sejam adequados para o clima da sua região.

Quartos modernos: 5 projetos que saem do básico. Projeto de Spaço Interior.
(Kadu Lopes/Divulgação)

2. Ignorar o conforto térmico e visual

Você sente muito calor ou frio durante a noite? A escolha do edredom, cobertor ou manta deve ser baseada no seu conforto térmico pessoal, e não apenas na estética. Um edredom muito quente pode interromper seu sono, mesmo que seja de uma marca de luxo.

Continua após a publicidade

Além disso, não tenha medo de usar cores e texturas. Lençóis e fronhas coloridas podem deixar o quarto mais aconchegante e com a sua personalidade, criando um ambiente mais convidativo do que o tradicional branco total.

Porcelanato em padrão marmorizado e mármore verde dão elegância a este apê. Projeto de Vita Arquitetura.
(Sambacine/Divulgação)

3. Tentar manter uma cama “de revista”

Imagens de camas perfeitamente arrumadas em revistas de decoração ou no Pinterest são inspiradoras, mas a busca excessiva pela perfeição pode gerar estresse. Uma cama deve ser, acima de tudo, um convite ao relaxamento.

Continua após a publicidade

Permita-se ter uma cama com uma aparência mais natural e despojada. O segredo do aconchego está em mantas macias, muitas almofadas e um visual que transmita conforto, e não rigidez. O importante é que você se sinta bem no seu espaço.

Publicidade