Casa Created with Sketch.

4 dúvidas sobre espelhos respondidas por profissionais

Confira as dúvidas sobre utilização de espelhos respondidas por arquitetos e designers

05-projetos-com-espelhos-redondos-que-estao-bombando-no-pinterest

 (/)

1. Espelhos com moldura é atual ou brega?

Depende da decoração. Na verdade, não existe aquilo que é atual ou não: é saber usar as peças de maneira correta. Em nossos projetos preferimos utilizar espelhos inteiros colados na parede, com guarnição de ambos os lados para dar melhor acabamento. Outra opção é usar um painel de MDF solto da parede e iluminado para fazer um efeito de volumetria, e depois é só colocar o aparador na frente. Importante: o aparador nunca pode ser maior que o espelho.

Consultoras: Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli – Arquitetura e Interiores

www.negrellieteixeira.com.br

 

2. Como fixar um espelho na parede?

Sua preocupação é justificada, uma vez que a umidade excessiva do ambiente pode prejudicar o adesivo. Entretanto, há no mercado um produto para fixação segura: o silicone neutro próprio para espelhos (o tipo usado em boxes não serve). O material deve ser aplicado apenas em alguns pontos no verso da placa de vidro, de forma que a superfície não fique totalmente em contato com a alvenaria. O espaçamento criado favorecerá a circulação de ar, evitando que a umidade se instale.

Consultoras: arquitetas Ana Claudia Marinho, do blog Salto Alto & Mamadeiras; Carla Pontes, tel. (11) 3032-4371; e Simone Goltcher, tel. (11) 3814-6566, são Paulo.

 

3. Como dispor um espelho na parede de uma sala pequena?

Pense na imagem que será refletida. Quanto mais agradável, melhor. Além disso, para cumprir a função de ampliar o espaço, a superfície reflexiva não pode ser tímida. Se ela estiver perto da mesa de jantar, o ideal é que cubra do piso até a altura de, no mínimo, 1,80 m. Na largura, deixe-a ultrapassar um pouco a extensão da mesa ou termine a 40 cm das paredes laterais.

Consultoras: arquitetas Carolina RoccoJulliana Camargo.

 

4. O que devo levar em conta para escolher a melhor parede da sala para colocar um espelho?

Para decidir em qual parede irá instalar o espelho, avalie o que deseja obter com esse recurso: dar profundidade ao ambiente, clarear áreas escuras, refletir algo que acha bonito? Se a sala é pequena, colocá-lo na parede de fundo trará a sensação de amplitude. Caso o espaço tenha janelas ou portas voltadas para o jardim ou a varanda, a solução campeã é fixá-lo na parede oposta a elas – o espelho aumentará a luminosidade, rebatendo a luz que entra pelas aberturas, e trará o verde para dentro do ambiente. Agora, se a paisagem não for tão exuberante (quem vai querer reproduzir um paredão de prédios?), é melhor apostar na reflexão dos objetos. Uma localização clássica para o espelho é na sala de jantar, na parede atrás do aparador, posição em que a peça cria a impressão de profundidade e valoriza vasos, garrafas, taças e outros itens sobre o móvel. Por fim, aí vai uma informação a título de curiosidade: segundo o feng shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, um espelho em frente à porta de entrada tem a propriedade de repelir toda a energia ruim que tenta entrar na casa.

Consultoras: arquiteta Cristina Bozian, tel. (11) 3253-7544, São Paulo, e designers de interiores Maristela Gorayeb, tel. (11) 3062-7536, São Paulo, e Karina Koetzler, tel. (48) 9972-8384, Florianópolis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s