Continua após publicidade

3 coisas que você precisa saber antes de comprar o seu tapete

Ter superfícies macias e cheias de estilo é tudo, não é?

Por Luiza Cesar
Atualizado em 10 ago 2024, 18h50 - Publicado em 12 mar 2021, 19h00
Peças garimpadas marcam o décor sofisticado deste apartamento de 370 m². Projeto de Renata Patelli. Na foto, sala de estar com sofá, tapete e plantas.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

Um dos principais elementos do décor, o tapete, quando usado de forma estratégica, pode ampliar, setorizar e trazer mais personalidade para a sua casa. Você sabe como escolher a peça certa? Embora o mercado ofereça uma variedade enorme de modelos, estilos e tamanhos, existem algumas dicas básicas que devem ser aplicadas em todas as compras.

Sala de estar com tapete colorido, sofá branco grande, poltrona mole e quadros.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Para te ajudar, selecionamos três dicas que você precisa saber antes de escolher o tapete certo:

1. Medidas 

3-coisas-que-você-precisa-saber-antes-de-comprar-o-seu-tapete-02
Projeto Amanda Mello, tapete Botteh Handmade Rugs Curitiba. (Celso Pilati/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Definir as medidas certas é a primeira etapa ao selecionar um tapete. Com elas é possível entender a proporção do ambiente e qual o objetivo da peça. O tamanho pode ampliar uma metragem reduzida ou setorizar um espaço integrado. Essas possibilidades são feitas com as medidas em relação aos outros elementos da decoração.

2. Material para cada ambiente

Apê dos anos 1960 ganha personalidade com garimpos e cores. Projeto de Renata Patelli, Na foto, quarto infantil com quadros e tapete.
(Flavio Teperman/Casa.com.br)

Lã, algodão, juta, seda e outros tipos de fibras naturais são alguns dos principais materiais usados na fabricação de um tapete para área interna. Conhecer a matéria prima é importante para saber a qualidade do produto que você está adquirindo.

Continua após a publicidade

Entender as suas necessidades também faz parte da escolha, pois existem tapetes especializados para diferentes funções.

3. Estilo

Apê de 150 m² é jovem, aconchegante e perfeito para os gatos da família. Projeto do Estúdio Maré. Na foto, home office com estante para gatos e tapete colorido.
(Monica Assam/Casa.com.br)

A paleta de cores de um projeto é o que dá vida ao lar, e o tapete é uma peça curinga – que pode ser posicionado para destacar um ponto de cor específico ou fazer uma base neutra para emoldurar todo o ambiente. A forma que o tom será explorada dentro de um espaço é ilimitada, mas a certeza é que com o certo, o tapete pode mudar completamente uma casa.

Continua após a publicidade

Tapetes

Publicidade