17 maneiras criativas de exibir plantas aéreas

Práticas, as airplants são uma ótima pedida para trazer o verde para dentro de casa

Por Vania Toffoli Atualizado em 15 dez 2016, 11h20 - Publicado em 17 nov 2015, 17h51

As plantas aéreas, ou airplants, são opções práticas para trazer o verde para a casa. Elas fazem parte da família das Tillandsias e só no Brasil existem cerca de quarenta tipos delas. Dá para comprar em lojas ou até mesmo sites de jardinagem. E o mais legal é que possível fazer arranjos incríveis com as plantas aéreas ou mesmo incorporá-las em outros vasos. O cultivo é simples, mas requer cuidado: ainda que não precisem de terra, estas espécies precisam de água. Assim que comprá-la, deixe a planta imersa em um recipiente com água filtrada de 20 a 30 minutos. Em seguida, chacoalhe para tirar o excesso e deixe secar completamente antes de “plantar” – ou apenas colocá-las no vaso. A manutenção é feita com uma pulverizada bem leve de água a cada cinco dias para manter a hidratação sem encharcar. Confira estes 17 jeitos criativos de cultivar airplants e também caia de amores pela mais nova queridinha dos paisagistas.

1. Rolhas

01-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Nada melhor para cultivar as primeiras airplants do que rolhas cavadas. Neste display, foram colocadas em ordem, na vertical e cabe em qualquer cantinho da casa.

2. Galho seco

02-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Um galho seco bem ornamental já seria uma decoração ótima para a parede lisa, com a adição de várias airplants e um cacto-macarrão, virou um arranjo incrível.

3. Janela

03-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Escolha um altura em que não atrapalhe a visão e prenda a airplant com linha de pesca.

4. Madeira

04-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Sobras de madeira foram lixados e viraram vasos angulosos e sofisticados para airplants.

5. Pedra

05-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Como não amar esse arranjo de airplant + cristal roxo?

6. Corda

06-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Um simples pedaço de corda pendurado pode acomodar inúmeras plantinhas aéreas, é só ir formando nós para dar suporte e montar um jardim vertical.

7. Conchas

07-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Um jardim vertical feito de conchas e airplants é o projeto perfeito para uma casa de praia. Escolha conchas bonitas e resistentes e coloque esse “projeto verão” em prática!

8. Potes

08-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Dispostas em potes vazios, as airplants parecem fazer parte de um laboratório ou da aula de herbologia da Professora Sprout, do Harry Potter.

9. Vidro

Continua após a publicidade

09-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Poderia ser um vaso sem graça de vidro, mas o arranjo feito com pedras ornamentais e plantinhas aéreas transformou o comum em extraordinário. Repare no fio bem fininho que sai da última pedra e sustenta as airplants no lugar.

10. Parede viva

10-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Quer delimitar ambientes sem perder luminosidade? Invista nas paredes vivas, ainda mais se forem feitas com airplants, que dão leveza e a sensação de vegetação flutuante.

11. Espelho

11-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

A moldura coberta de plantas aéreas é um coringa para quem deseja incluir natureza dentro de casa, mas está completamente em espaço.

12. Centro de mesa

12-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Outra peça de vidro sem graça que virou algo incrível! Depois de receber a pintura dourada e criar um geométrico super moderno, só foi preciso encher com aqueles feijõezinhos de pedra (pedras de aquário também servem) e colocar a airplant para criar um arranjo lindo.

13. Nicho

13b-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Nichos de madeira crua receberam pregos na parte interna e fios coloridos, que formam um monte de triângulos para receber as airplants. Quando pendurados ou empilhados, eles parecem uma obra de arte contemporânea.

14. Guirlanda

14-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

A tradicional guirlanda de natalina agora pode ficar na porta o ano inteiro, graças às airplants que revestem toda a estrutura.

15. Jardim Zen

15-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Um gênio resolveu desconstruir um jardim zen e adicionar airplants. O arranjo, com distribuição irregular de areia e pedras, ficou super moderno e clean.

16. Suspensas

16-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Presas por um fio de arame bem fininho, as plantas parecem flutuar em cima dos vasos, que, nesse caso, só tem função decorativa mesmo.

17. Móbile

17-maneiras-criativas-de-exibir-plantas-aereas

Um projeto incrivelmente fácil (a parte mais complicada é ter onde pendurar) para o ambiente interno que valoriza e dá movimento às airplants. Fios em tamanhos diferentes deixam a peça mais harmoniosa.

 

Continua após a publicidade

Publicidade