Casa Created with Sketch.

14 modelos de forno para embutir e apoiar

Aprenda a escolher o fogão que melhor se ajusta a sua casa e veja um apanhado de modelos de modelos de embutir e de apoio

 

De embutir ou de bancada?

 

Tudo depende do resultado visual que você deseja e de quanto pretende gastar (os fornos de apoiar têm valores mais em conta). “Em relação ao desempenho, não há diferença. Existem equipamentos com ótima eficiência, independentemente do tamanho, nas duas categorias”, garante Claudio de Assis, gerente de desenvolvimento de produto da Mueller. As dimensões podem variar: “Para quem cozinha pouco, um pequeno de mesa, de 9 litros, pode ser adequado. Já os de embutir partem de 30 litros”, aponta Adriana Gimenes, gerente de produtos da Electrolux. Outra diferença é que esses modelos pedem uma marcenaria planejada para recebê-los. “O eletrodoméstico precisa ser escolhido antes mesmo da definição dos armários, pois cada aparelho tem medidas específicas, que devem ser levadas em conta na execução do móvel”, orienta Fábio Marques, gerente da engenharia de serviços da Whirlpool Latin America, detentora das marcas Brastemp e Consul.

Cuidados com a instalação

 

No caso do forno de embutir, para garantir a segurança e o bom funcionamento, é imprescindível seguir todas as orientações descritas no manual do produto, que traz detalhadamente as dimensões necessárias para confeccionar o nicho que o receberá. Isso porque as paredes do aparelho não devem entrar em contato direto com as do móvel, e é obrigatório prever respiros para a saída de ar – alguns equipamentos são vendidos com essas janelas, também chamadas de grades de ventilação, a serem fixadas na marcenaria. “Além disso, o material do mobiliário precisa ser resistente ao calor, suportando, no mínimo, temperaturas de 90 °C”, alerta Fábio. Os modelos de bancada também pedem atenção: se forem apoiados dentro de nichos, mesmo que estes sejam abertos, devem manter afastamento seguro das laterais e da parte superior – eles trazem, igualmente, as medidas citadas em seu manual. Uma preocupação comum aos dois tipos se dá em relação à tomada em que o eletrodoméstico fica plugado. Ela não pode ficar na marcenaria nem dentro do vão – o mais apropriado é deixar uma saída para o fio e conectá-lo em algum ponto próximo na parede da cozinha.

As vantagens do forno elétrico

 

Na comparação com o convencional, que funciona a gás, os pontos positivos do aparelho movido a eletricidade são: a facilidade de controlar a temperatura com precisão, que, diferentemente do fogo, parte de 50 ºC; a possibilidade de grelhar os alimentos por igual em todos os lados, já que há fontes de calor em cima e embaixo da caixa interna do forno; e a programação do tempo de cozimento com um timer, que ainda desliga o termostato quando o preparo estiver concluído. Há também modelos mais incrementados, dotados de funções práticas, como manter o alimento aquecido, descongelá-lo e memorizar as receitas preferidas do usuário.

Entendendo a medida em litros

 

Na hora de escolher a dimensão do forno ideal para quem cozinha pouco ou para uma família que o utiliza diariamente, o que se deve observar é a capacidade. Como as empresas medem essa grandeza em litros, a conta pode parecer difícil, mas a gerente da Electrolux esclarece: “Na maioria dos modelos a partir de 25 litros, cabe uma pequena ave ou uma pizza de tamanho médio. Já para aquecer uma de formato grande (cerca de 35 cm de diâmetro), os equipamentos com mais de 44 litros atendem à demanda”. Mesmo assim, é importante também prestar atenção nas medidas internas, que podem variar. “Não há dimensões-padrão: alguns fornos têm altura interna maior e largura menor, impossibilitando a colocação de uma forma de pizza, enquanto outros possuem altura menor e largura maior, o que prejudica o preparo de um frango inteiro”, alerta o porta-voz da Mueller.

Volume x Potência

 

Essas duas medidas estão interligadas, e a equação é a seguinte: quanto maior for o volume interno, maior deverá ser a potência do eletrodoméstico para que ele alcance sua eficiência máxima. “Um forno pequeno, de 9 litros, tem bom desempenho com uma potência de 800 W, já um de 44 litros precisa de 1 800 W, pois a necessidade de gerar calor aumenta, tendo em vista a área a ser atingida”, exemplifica a gerente da Electrolux.

*largura x profundidade x altura. 

Ppreços pesquisados entre 5 e 20 de dezembro de 2013, sujeitos a alteração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s