10 soluções para organizar seus sapatos

Chega de sapato jogado pelo quarto ou no guarda-roupa e, principalmente, chega de sapateira feia! Confira as nossas dicas

Por Marcel Antonio Atualizado em 15 dez 2016, 10h27 - Publicado em 19 out 2015, 19h25
01-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica 1. Invista no deslizante. Quer incrementar o jeito como você guarda os calçados? O arquiteto Marcelo Rosset sugere instalar prateleiras deslizantes num armário existente. “Elas permitem visualizar melhor os modelos”, diz. Consulte o marceneiro para saber se a estrutura do móvel aguenta receber as novas ferragens.

02-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica 2. Home centers são ótimos locais para encontrar organizadores que fazem render o espaço, como prateleiras aramadas, casulos de plástico ou madeira e até uma espécie de bolsa com divisórias para pendurar atrás de portas. A arquiteta Cristina Barbara indica uma caixa de tecido rígido em formato de mala, com divisões internas e tampa de plástico. “Essa peça pode ser colocada, inclusive, sob a cama”, afirma.

Dica 3. Pares de sapato baixo podem ser armazenados no estilo macho e fêmea: com um pé virado sobre o outro (calcanhar sobre ponta), como ensinam as arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles. Assim, cabem dois no lugar de um.

03-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica 4. Móveis sob medida podem dar conta de organizar sapatos e objetos. Um dos desafios de Débora Durigon neste projeto era desafogar o closet da moradora. Por isso, a arquiteta criou um móvel híbrido, que, além de abrigar calçados, serve de aparador para TV e objetos. Dividida em três partes, a peça traz prateleiras retráteis – os vãos entre as bandejas variam de tamanho conforme o tipo de sapato. Nas portas, as ripas abertas foram pensadas para ventilar o interior. O móvel também tem seu lado sustentável: “Se chegarem novos pares, alguns antigos precisarão ser doados”, brinca Débora.

04-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica 5. Criatividade para esconder os sapatos. Quando o morador pediu ao designer Décio Navarro que redecorasse seu quarto, o profissional projetou a cama de perobinha-do-campo com cinco gavetas – duas em cada lateral e uma nos pés – para organizar roupa de cama, toalhas e sapatos, que não cabiam no armário. O gavetão (1,20 m x 50 cm, altura de 20 cm) está 10 cm acima do piso para facilitar a limpeza sob a cama.

Continua após a publicidade

05-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica 6. Aposte na criatividade, faça você mesmo e fuja do óbvio. Ao abrir o que parece ser um revisteiro, a surpresa: os nichos trazem sandálias, tênis e sapatilhas. Os calçados podem tanto ficar à mostra quanto escondidos atrás das placas basculantes brancas. “Este é um móvel usado na organização de lojas. Um amigo o adaptou como sapateira em seu closet e, quando mudou de casa, me deu a peça de presente”, conta a moradora. A estrutura aparente de metal combinou perfeitamente com o visual descolado que ela queria imprimir a seu quarto. Roupa de cama do Mundo do Enxoval e tapete da By Kamy.

06-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica7. Crianças e jovens podem guardar os tênis em lugares descolados. Inspirada na estante Oto 100, criada pelo estúdio de design dinamarquês Muuto com cilindros de fibra de vidro, nossa repórter visual Juliana Hamacek bolou para seus filhos esta sapateira de cores vivas usando recipientes para lixo reciclável. Simples assim: bastou agrupar oito contêineres e amarrá-los com uma faixa elástica, comprada num armarinho (o nó ficou escondido embaixo). A invenção pode, ainda, funcionar como porta-brinquedos.

07-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica 8. Nunca dispense uma sapateira. Pendurada na lateral do armário ou em qualquer outro cantinho do quarto, ela ajuda a resolver o típico problema de falta de lugar para os calçados e ainda faz bonito na decoração. Confeccionadas com náilon, sapateiras desse tipo são encontradas em feiras e lojas de R$ 1,99 de todo o país, com medidas variadas e em diferentes cores – mas quase sempre listradas e super-alegres.

08-solucoes-para-organizar-seus-sapatos

Dica 9. Móveis bem desenhados organizam o quarto e a marcenaria se destaca no quarto do casal. Feito de compensado naval, o armário ganhou nichos abertos para acomodar os sapatos. Portas espelhadas ajudam a ampliar o espaço. Projeto de decoração de Vania Chene.

Dica 10. Na hora de organizar, é preciso ter alguns cuidados de limpeza na hora de guardar os sapatos. Se você quer manter os sapatos dentro das caixas originais, impermeabilize-as. A receita: uma camada de cola branca por dentro e por fora. É fácil manter o viço do couro dos sapatos empregando a mesma receita usada para as roupas: umedeça uma esponja macia, aplique três ou quatro gotas de óleo de amêndoa e passe sobre o couro. Seque com um tecido do tipo fralda. Para as botas de cano alto acabam faça um tubo grosso usando várias folhas papel (pode ser jornal, por exemplo) e envolva-o com uma meia fina. Coloque um tubo em cada pé, de modo a preencher todo o cano. Isso evita vincos. E assim elas poderão ficar até deitadas no armário.

Continua após a publicidade

Publicidade