Casa Created with Sketch.

10 projetos de prateleiras fáceis de fazer em casa

Descubra o potencial do espaço vertical de casa, aproveitando-o com prateleiras! De vidro e miçangas à prateleira emoldurada, aprenda a fazer a sua

Para conseguir aproveitar todo espaço de casa – e isso inclui o vertical – as vezes é preciso botar a mão na massa! Aprenda a fazer dez modelos diferentes de prateleira com base de madeira que fogem do óbvio – afinal, não é toda casa que possui prateleiras emolduradas e uma estante feita com cintos de couro, não é mesmo?

1. Não jogue no lixo

1-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Caixotes de madeira tem um potencial surpreendente – versáteis, servem até como prateleiras. Na foto, foram usadas caixas de vinho forradas com papel de parede removível. É só prendê-las na parede com ganchos estilo dente de serra, nivelando a posição com fitas amortecedoras nas pontas contrárias a eles. 

2. Mesinha e luminária

3-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Transforme uma caixinha em mesinha de cabeceira e luminária! Ideal para quem ama ler antes de dormir. Para pendurá-la, siga os mesmos passos das caixas acima. A luminária é como a que criamos nesta matéria, pendurada em um gancho.

3. Prateleira e gancho

2-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Use “pegs” – os pinos grossos de madeira usados em pegboards – para criar uma prateleira prática em qualquer parede de casa! Perfurados com parafusos duplos, é só encaixá-los na parede e posicionar uma tábua bem acabada por cima; Sem a tábua, são ótimos ganchos para o hall!

4. Cinto e madeira

4-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

O décor descolado faz o seu estilo? Experimente montas prateleiras com cintos de couro! O tutorial é trabalhoso, mas vale a pena: você precisará de duas tábuas de madeira de 12 por 80 centímetros, de dois até quatro cintos de couro longos parecidos, pregos, martelo, fita métrica e um lápis.

Para começar, separe as tábuas e desenhe uma linha na marca de cinco centímetros, a partir de ambas as extremidades. Alce os cintos juntos criando dois laços iguais, de mesmo tamanho – a circunferência de cada lado deve ser de, aproximadamente 1,5 metro.  Se precisar, crie novos buracos no couro para encaixar a fivela e deixar os laços exatamente no mesmo tamanho.

4-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Posicione cada laço em uma das marcações de cinco centímetros da primeira tábua. Escolha a altura em que você quer que as fivelas dos cintos fiquem – com cuidado para que elas não fiquem na altura em que você colocará a primeira tábua, que deverá ser de aproximadamente 25 centímetros de distância da base. Depois de conferir todas as medições, pregue os cintos à parte inferior da tábua.

Pegue o outro pedaço de madeira e encaixe-o entre os cintos, deixando as duas tábuas deitadas pela lateral, como na foto. Lembre-se de medir bem os dois lados da segunda tábua antes de pregá-la, garantindo que a distância entre a base e ela seja de 25 centímetros nos dois cintos para que ela não fique torta. Quando tiver certeza de que ela está alinhada, pregue-a ao couro. Pendure as tábuas pela parte de dentro do laço, como na última foto, de forma que a volta do cinto esconda o prego!

5. Com jeitinho de praia

5-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

AppleMark (/)

A driftwood, também chamada de madeira flutuante, é aquela tábua de amdeira com aparência desgastada usada em diversos projetos rústicos. Você pode aproveitá-la como prateleira em casa, embelezando o lar. Você só precisa pendurá-la com furadeira e pregos.

6. Simples e inesperada

6-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Esta outra prateleira foi criada com um material muito simples das lojas de construção e até de papelarias – os trilhos duplos para prateleiras! Primeiro você deve montar os trilhos de acordo com as instruções do fabricante, colocando os suportes; a partir do tamanho dos trilhos, você pode medir a madeira e cortá-la. Na foto, as prateleiras possuem bordas perpendiculares à base- coladas com cola para madeira e fixadas por um tempo com braçadeiras.  É na extremidade que você fará os buracos para os pregos que serão encaixados nos trilhos!

7. Emoldurada

7-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

No lugar de uma prateleira comum, crie uma caixa decorada com uma moldura. Seu charme é sem igual e, assim, qualquer decoração colocada ali dentro se tornará obra de arte!

8. Delicada

8-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Parece que não, mas esta prateleira é incrivelmente simples de fazer. Use acrílico fundido grosso, tipo plexiglass, miçangas de madeira, tinta em spray dourada e parafusos grandes especiais para madeira.

8-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Colora as miçangas com a tinta spray, deixando-as secar. Em seguida, encaixe-as nos parafusos. Depois é só coloca-los na parede e posicionar o acrílico por cima! Cuidado: esta prateleira decorativa é delicada e suporta apenas itens leves.

9. Para pequenezas

9-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Quem nunca teve dificuldade em encaixar algumas coisas na despensa? Esta prateleira é uma solução à falta de espaço para alguns itens, como um conjunto de especiarias para o chá! A prateleira comum recebeu ganchinhos para as xícaras e teve as tampas de metal dos potes aparafusadas na madeira. Assim o conjunto fica sempre organizado e à mão.

10. Reaproveitado

10-10-projetos-de-prateleiras-faceis-de-fazer-em-casa

 (/)

Um revisteiro também pode se tornar uma prateleira! Na foto, uma peça de maneira resistente foi instalada no encontro entre paredes, cantinho que dificilmente sabemos como decorar. 

Leia também:

14 prateleiras de canto que transformam o décor

Faça você mesmo: aprenda a usar tecido como papel de parede

banner_gotoshop_casa

 (/)

Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s