10 projetos de prateleiras fáceis de fazer em casa
Descubra o potencial do espaço vertical de casa, aproveitando-o com prateleiras! De vidro e miçangas à prateleira emoldurada, aprenda a fazer a sua
Para conseguir aproveitar todo espaço de casa – e isso inclui o vertical – as vezes é preciso botar a mão na massa! Aprenda a fazer dez modelos diferentes de prateleira com base de madeira que fogem do óbvio – afinal, não é toda casa que possui prateleiras emolduradas e uma estante feita com cintos de couro, não é mesmo?
1. Não jogue no lixo
Caixotes de madeira tem um potencial surpreendente – versáteis, servem até como prateleiras. Na foto, foram usadas caixas de vinho forradas com papel de parede removível. É só prendê-las na parede com ganchos estilo dente de serra, nivelando a posição com fitas amortecedoras nas pontas contrárias a eles.
2. Mesinha e luminária
Transforme uma caixinha em mesinha de cabeceira e luminária! Ideal para quem ama ler antes de dormir. Para pendurá-la, siga os mesmos passos das caixas acima. A luminária é como a que criamos nesta matéria, pendurada em um gancho.
3. Prateleira e gancho
Use “pegs” – os pinos grossos de madeira usados em pegboards – para criar uma prateleira prática em qualquer parede de casa! Perfurados com parafusos duplos, é só encaixá-los na parede e posicionar uma tábua bem acabada por cima; Sem a tábua, são ótimos ganchos para o hall!
4. Cinto e madeira
O décor descolado faz o seu estilo? Experimente montas prateleiras com cintos de couro! O tutorial é trabalhoso, mas vale a pena: você precisará de duas tábuas de madeira de 12 por 80 centímetros, de dois até quatro cintos de couro longos parecidos, pregos, martelo, fita métrica e um lápis.
Para começar, separe as tábuas e desenhe uma linha na marca de cinco centímetros, a partir de ambas as extremidades. Alce os cintos juntos criando dois laços iguais, de mesmo tamanho – a circunferência de cada lado deve ser de, aproximadamente 1,5 metro. Se precisar, crie novos buracos no couro para encaixar a fivela e deixar os laços exatamente no mesmo tamanho.
Posicione cada laço em uma das marcações de cinco centímetros da primeira tábua. Escolha a altura em que você quer que as fivelas dos cintos fiquem – com cuidado para que elas não fiquem na altura em que você colocará a primeira tábua, que deverá ser de aproximadamente 25 centímetros de distância da base. Depois de conferir todas as medições, pregue os cintos à parte inferior da tábua.
Pegue o outro pedaço de madeira e encaixe-o entre os cintos, deixando as duas tábuas deitadas pela lateral, como na foto. Lembre-se de medir bem os dois lados da segunda tábua antes de pregá-la, garantindo que a distância entre a base e ela seja de 25 centímetros nos dois cintos para que ela não fique torta. Quando tiver certeza de que ela está alinhada, pregue-a ao couro. Pendure as tábuas pela parte de dentro do laço, como na última foto, de forma que a volta do cinto esconda o prego!
5. Com jeitinho de praia
A driftwood, também chamada de madeira flutuante, é aquela tábua de amdeira com aparência desgastada usada em diversos projetos rústicos. Você pode aproveitá-la como prateleira em casa, embelezando o lar. Você só precisa pendurá-la com furadeira e pregos.
6. Simples e inesperada
Esta outra prateleira foi criada com um material muito simples das lojas de construção e até de papelarias – os trilhos duplos para prateleiras! Primeiro você deve montar os trilhos de acordo com as instruções do fabricante, colocando os suportes; a partir do tamanho dos trilhos, você pode medir a madeira e cortá-la. Na foto, as prateleiras possuem bordas perpendiculares à base- coladas com cola para madeira e fixadas por um tempo com braçadeiras. É na extremidade que você fará os buracos para os pregos que serão encaixados nos trilhos!
7. Emoldurada
No lugar de uma prateleira comum, crie uma caixa decorada com uma moldura. Seu charme é sem igual e, assim, qualquer decoração colocada ali dentro se tornará obra de arte!
8. Delicada
Parece que não, mas esta prateleira é incrivelmente simples de fazer. Use acrílico fundido grosso, tipo plexiglass, miçangas de madeira, tinta em spray dourada e parafusos grandes especiais para madeira.
Colora as miçangas com a tinta spray, deixando-as secar. Em seguida, encaixe-as nos parafusos. Depois é só coloca-los na parede e posicionar o acrílico por cima! Cuidado: esta prateleira decorativa é delicada e suporta apenas itens leves.
9. Para pequenezas
Quem nunca teve dificuldade em encaixar algumas coisas na despensa? Esta prateleira é uma solução à falta de espaço para alguns itens, como um conjunto de especiarias para o chá! A prateleira comum recebeu ganchinhos para as xícaras e teve as tampas de metal dos potes aparafusadas na madeira. Assim o conjunto fica sempre organizado e à mão.
10. Reaproveitado
Um revisteiro também pode se tornar uma prateleira! Na foto, uma peça de maneira resistente foi instalada no encontro entre paredes, cantinho que dificilmente sabemos como decorar.
Leia também:
14 prateleiras de canto que transformam o décor
Faça você mesmo: aprenda a usar tecido como papel de parede
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!