Casa Created with Sketch.

10 peças que mostram a simplicidade do design japonês

Incenso que parece fósforo, vaso que faz a flor flutuar e timer para não deixar seu miojo passar do ponto: quando se trata de Japão, tem de tudo um pouco no design.

1. Incenso que parece fósforo

01-10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

À primeira vista, parece uma caixinha de fósforo. Mas os palitos de dentro são, na verdade, incensos aromatizantes. A criação é uma colaboração entre a Kobe Match e a Daihatsu Incense e funciona de uma forma simples: você risca a ponta do incenso na lateral da caixinha, acende e o aroma é liberado por 10 minutos.

 

2. Hashi que não precisa de apoio

0210-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

Durante uma refeição utilizando o hashi, muitas vezes você precisa deixar os palitinhos de lado (e, pelo bem da etiqueta japonesa, não os espete na comida!). Aí, ou você apoia na lateral do prato ou em um suporte de hashi (uma pecinha pequena chamada hashioki, na qual você deixa a ponta do hashi elevada para não entrar em contato com a mesa). A beleza desta pela invenção, chamada Uki Hashi, é que você não precisa desses apoios: com um design assinado pelo escritório Mikiya Kobayashi Design, é só deixar o palitinho na mesa, que a sua ponta não entra em contato com a superfície.

02a10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

 

3. Folha de papel que vira uma lanterna

3a10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

Assinado pelo designer Kazuhiro Yamanaka, esta luminária parece uma simples folha de papel. Se você olhar mais de perto, tem um pedacinho elevado, que vem a ser uma lâmpada de led com duas pequenas baterias. A mágica acontece quando você enrola o papel: a lanterna é projetada um pouco para fora, a lâmpada se acende e você ganha quase que uma tocha eletrônica. Depois de usar, é só desenrolar a folha que a luz apaga sozinha.

3c10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones 310-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

 

4. Um único lenço que vale por 16

4c10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

Criado pelo escritório A.P.Works, este lenço, quando aberto, parece uma miscelânea de estampas. Mas a explicação é simples: dependendo da forma que for dobrado, o lenço parece ser diferente. Chamado de Oruno, é feito de algodão.

4a10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

 

5. Tampa de copo que segura seu saquinho de chá

5c10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

Atire a primeira pedra quem nunca deixou o saquinho de chá cair dentro da água quente – e acabou tomando uma bebida um pouco mais forte do que deveria. Pensando nisso, o estúdio Necktie criou uma tampa que se adapta a copos e xícaras e evita o problema de uma forma adorável: é só encaixar o fio do saquinho na vara de pescar do urso polar e pronto. 

 

6. Prato com compartimento para molhos

6a10-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

O que parece várias bolhas é, na verdade, um prato assinado pelo estúdio Metaphys que preza por um item muito comum na culinária japonesa: os molhos. Em vez de você servir o líquido em um recipiente a parte, é só usar a bolha menor. Simples, clean e prático. Feito de porcelana branca.

610-pecas-que-mostram-a-simplicidade-do-design-japones

 

7. Vaso que faz a flor “flutuar”

07

A ideia é simples, mas o efeito é encantador: pequenos vasos de resina transparente servem de apoio para flores. Quando colocados na água, parece que as plantas estão flutuando. Como o fundo é vazado, a flor fica em contato com a água. Design do estúdio Oodesign.

 

8. Timer que avisa quando o miojo está pronto

8c

Não é de hoje que o macarrão instântaneo faz parte do cotidiado dos japoneses – e dos brasileiros. E todo mundo sabe que é preciso deixar o macarrão por três minutos na água quente para cozinhar. Como fazer isso de um jeito mais fácil? O designer Akira Mabuchi criou um bonequinho que tem duas funções: além de prender a tampa e não deixar o vapor sair enquanto o macarrão está cozinhando, ele também muda de cor para avisar quando o tempo de espera acabou.

85

 

9. Pratinho com flor escondida

9

Quando vazio, este pratinho parece um tipo de estrela do mar. A mágica acontece quando você coloca algum molho dentro dele: o desenho de uma flor de cerejeira aparece e torna a peça bem delicada. O design é assinado por AgeDesign e as peças foram produzidas com um tipo de cerâmica chamada kutaniyaki.

 

10. Clipe de papel que também é um alfinete

10

A ideia desta peça é tão simples que fica a dúvida: como ninguém pensou nisso antes? Com design assinado por Yasunori Nagatsuka , o Pinclip é ao mesmo tempo um clipe de papel e um alfinete. Ou seja, você pode deixar um recado no seu quadro de cortiça sem furar o papel.

101
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s