10 formas de usar o vinagre na limpeza da casa

Eliminar pulgas, espantar formiga, limpar manchas, tira mofo... O vinagre é um coringa na limpeza da casa. Confira algumas de suas funções.

Por Da redação Atualizado em 15 dez 2016, 10h18 - Publicado em 16 nov 2015, 17h02
1280px-Eguilles_20110828_14

1. Misture 1 litro de água e 1 colher de sopa de vinagre branco. Molhe um pano nessa solução e passe no tapete: a mistura elimina odores e impede a proliferação de pulgas de cachorros.

2. Espalhe vinagre com uma espoja na bancada da pia para espantar aquelas formiga minúsculas que aparecem no verão.

3. Limpe manchas de sofás e poltronas de camurça sintética umedecendo um pano limpo numa misture de um copo de água morna e meio de vinagre branco.

4. Para eliminar marcas de água e sabonete no boxe do banheiro, seque-o por dentro. Em seguida, passe um pano embebido em vinagre branco. Deixe agir por dez minutos e lave o local.

Continua após a publicidade

5. Neutralize o cheiro de mofo de armários (principalmente na praia) colocando um copo de plástico com um dedo de vinagre num canto do móvel. Troque toda semana.

6. Elimine o mofo de capas de livros e álbuns com pano umedecido em vinagre branco e bem torcido.

7. Para tirar manchas de gordura do mármore, jogue vinagre branco sobre a marca, deixe agir por alguns minutos e, depois, lave com água morna.

8. Para tirar manchas de rejunte cimentício de cerâmicas recém-instaladas, o procedimento é o mesmo já descrito acima.

9. Para eliminar marcas de ferrugem do porcelanato, passe um pano embebido em vinagre branco, deixe agir por 15 minutos e enxágue em seguida.

10. Se você tiver carpete, a cada 15 dias, higienize-o passando uma vassoura de cerdas duras umedecida em solução de água e vinagre.

Continua após a publicidade

Publicidade