Quais são os melhores vinhos para harmonizar com o menu de Páscoa

Confira aqui sugestões de qual vinho servir no almoço e até qual vinho pode acompanhar os chocolates da Páscoa!

Por Redação Atualizado em 15 abr 2022, 10h09 - Publicado em 15 abr 2022, 19h00
Vinho sendo servido em taça
Shutterstock/Reprodução

De acordo com estudiosos do assunto, o consumo do vinho nas comemorações da Páscoa não tem data exata, mas está relacionado com a representação da Santa Ceia, momento representado por artistas como Leonardo Da Vinci, que faz menção ao vinho e ao pão como os principais alimentos da refeição.

Homem com chapéu com duas taças de vinho acopladas
Divulgação/Reprodução

Verdade seja dita, independente de como e onde começou essa tradição, hoje é impossível imaginar um menu de Páscoa sem vinho, mas entre tantas opções qual é o melhor tipo de vinho para harmonizar com peixes e chocolates, comidas indispensáveis nessa época.

Segundo Deco Rossi, especialista em vinho da Winet, depende muito do prato, já que normalmente os pratos são feitos com bacalhau, e podem ser preparados de diversas formas. “Dá para harmonizar com um vinho branco levinho se for um bacalhau mais leve, sem muita gordura e acompanhamento, ou vinho verde, ou até um tinto se for preparado com cebola, batata, bastante azeite”, explica.

Perguntamos para o Deco se existe o vinho certo para a Páscoa e a resposta foi animadora. “Não tem restrição para qual vinho tomar na época de Páscoa, qualquer evento é bom para tomar um vinho, seja uma ida a piscina até um jantar sofisticado”.

Continua após a publicidade

Para quem está iniciando, a sugestão do especialista é um vinho sem tanta acidez, porque é mais fácil de tomar, um vinho que não seja tão seco. Uvas boas para iniciar são uvas brancas: pinogrigio ou mais encorpada um chardonay. E tinto uma uva mais leve como pinotnoair, mais encorpada Malbec. Essas uvas são mais fáceis de beber para quem está começando.

E chocolate? Dá para harmonizar essa dupla?

Taça de vinho com chocolate ao lado

Sim! Deco explica que vinho e chocolate podem sim ser consumidos juntos e fazem uma harmonização maravilhosa. Porém, é uma harmonização que pouca gente tem o hábito de fazer.

Essa harmonização é feita normalmente com vinhos fortificados (são vinhos com maior teor alcoolico, então eles aguentam a intensidade do chocolate) e nesse caso pode ser os vinhos doces fortificados tipo vinho do porto, tipo madeira, tipo marsala, tipo Pedro Ximenes, vinho da região de Rennes. Precisam ser vinhos doces e fortificados para aguentar a intensidade do chocolate.

Continua após a publicidade

Publicidade