Sabia que mosquitos são atraídos por algumas cores?

Cuidado! A paleta da sua área externa pode estar atraindo visitantes indesejados

Por Redação Atualizado em 26 abr 2022, 16h12 - Publicado em 28 abr 2022, 19h00
Comportamentos de um mosquito
Reprodução/Giphy

Acredita que os mosquitos conseguem ser atraídos por cores?! Foi isso que um estudo recente da Universidade de Washington descobriu. Ou seja, além do odor de dióxido de carbono, algumas cores também podem ser convidativas para enxames de mosquitos.

A pesquisa foi baseada em um experimento em que os insetos foram inseridos em uma sala de CO2 e vários pontos de cor. Usando a tecnologia de rastreamento 3D, os cientistas foram capazes de dizer quais cores eles rondavam mais.

Varanda com detalhes coloridos
Projeto de Ana Maria Mouawad Queiroga Ucha Aratangy/Casa.com.br

O resultado? Os notórios mosquitos da dengue (Aedes aegypti) voavam mais rápido e demoravam mais em cores como vermelho, laranja, preto e ciano, enquanto não respondiam tanto ao verde, roxo, azul e branco.

Os pesquisadores também realizaram o mesmo teste em outras espécies, como Anopheles stephensi e Culex quinquefasciatus. Eles notaram que estes eram atraídos por laranja e vermelho, sendo o roxo o terceiro favorito.

Cachorro incomodado com mosquitos
Reprodução/Giphy
Continua após a publicidade

Por que eles se aglomeram em torno dessas cores específicas? Pode ser que os mosquitos associem tons de laranja e vermelho à pele e sangue de humanos. Mas é importante notar que eles só reagirão a essas dicas visuais se sentirem o cheiro de dióxido de carbono, que é o sinal de que os mamíferos estão por perto.

Área externa de casa com poltronas azuis
Reprodução/Pinterest

“Os mosquitos parecem usar odores para ajudá-los a distinguir o que está próximo, como um hospedeiro para picar. Quando eles cheiram compostos específicos, como o CO2 da nossa respiração, esse cheiro estimula os olhos a procurar cores específicas e outros padrões visuais, que estão associados a um hospedeiro em potencial, e se dirigem a eles”, disse o pesquisador Jeffrey Riffell à Sci-News.

Gif de dois homens incomodados com os mosquitos
Reprodução/Giphy

As conclusões do estudo aumentam a crença de que a cor das roupas pode atrair estes insetos. Uma camisa preta, por exemplo, pode convidar mais mosquitos do que uma de cor clara.

Quanto à cor da sua decoração, não se sabe se há CO2 suficiente em torno dessas áreas para acionar as dicas visuais. Mas, para que possa se sentir mais seguro, talvez não traga um cobertor laranja e travesseiros vermelhos enquanto estiver vestindo um suéter ciano na próxima vez que estiver no pátio à noite.

*Via Apartment Therapy

Continua após a publicidade

Publicidade