Receita de café gelado

Já experimentou a mais nova tendência? 

Por Redação Atualizado em 6 abr 2022, 13h20 - Publicado em 7 abr 2022, 19h00
Café gelado
Charlotte May/Pexels

Apesar do café gelado não ser muito comum no Brasil, estamos vendo muitas cafeterias apresentando propostas diferentes por aí. Afinal, quando se trata do maior queridinho do país, vale a pena testar novas receitas.

Não se sabe ao certo onde e quando começaram a tomar o café gelado, mas uma das histórias é a que soldados europeus levavam o café para os campos de batalha e nem sempre podiam esquentar a bebida. Como ficaram acostumados a tomar dessa forma, levaram o hábito para casa depois das guerras.

Café
Reprodução/Giphy

Existe também a história do “Cold Brew”, o café coado a frio. Nos anos 1600 os holandeses preparavam café bem concentrado em água fria para realizar o transporte da bebida, que seria aquecida depois. Nessa mesma época o Japão começou a preparar café frio do mesmo jeito que faziam o chá, chamado de “Kyoto-style coffee”.

Canecas de vidro com café gelado
MCities/Reprodução

Assim como qualquer outra bebida, ele pode ser preparado para agradar todos os gostos – pode ser consumido puro, com leite, algum creme, essências de diversos sabores e até mesmo sucos como laranja, limão e melancia.

Continua após a publicidade

Felipe Custódio – chef de cozinha, palestrante e barista – explica dois jeitos deliciosos de preparar a nova tendência. Veja abaixo:

Para quem quer se arriscar no puro

Café gelado

Cold Brew

Em uma jarra ou recipiente coloque 20g de café moído mais grosso (tipo granulado), mais ou menos 4 colheres de sopa. Complete com 500 ml de água fria ou gelada e deixe por 12 horas na geladeira. Após esse tempo, coe o café como se fosse um chá gelado – pode usar um filtro de pano ou uma peneira. Coloque gelo no copo e sirva.

Para quem não desapega do café com leite:

Café gelado

Café mocha gelado ou café com caramelo gelado

Em um copo adicione gelo e calda de chocolate ou caramelo, cerca de 3 colheres de sopa. Em seguida, coloque 150 ml de leite frio e logo depois uma dose de café espresso ou café coado mais encorpado.

Dica bônus: esta receita fica uma delícia batida. Só colocar no liquidificador e, se quiser, adicione sorvete.

Continua após a publicidade

Publicidade