Continua após publicidade

Poeira: 5 dicas para acabar de vez com o pó dentro de casa

Deixar a casa limpinha - principalmente em épocas secas e de calor - também evita diversos problemas de saúde

Por Redação
Atualizado em 14 nov 2023, 08h41 - Publicado em 11 nov 2023, 09h00

O acúmulo de poeira, além de deixar o ambiente desagradável, pode gerar risco à saúde, já que seu excesso pode provocar alergias, ativar rinites e vários outros problemas. O jeito mais eficaz de evitar o problema é realizar a limpeza correta da casa. O responsável técnico da Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial do país, João Pedro Fidélis Lúcio, lista algumas dicas para acabar de vez com esse transtorno que tanto incomoda.

Rotina de limpeza é tudo

limpeza
(Reprodução/Casa.com.br)

A primeira dica para evitar o acúmulo de poeira em casa é estabelecer uma rotina rápida de limpeza, de preferência com uma ajuda profissional. “Limpar o pó dos móveis ao menos três vezes por semana é ideal para deixar a casa sempre limpa. Para isso, utilize uma flanela seca fazendo movimentos leves para retirar excesso de pó, e em seguida basta usar um pano úmido com água para eliminar a sujeira. Para finalizar, coloque lustra móveis em uma flanela e aplique uma camada fina nos móveis. Aplique o produto no máximo duas vezes no pano, por cômodo, evitando excesso de produto”, explica.

O aspirador de pó é o grande aliado

aspirador de pó meia calça
(scyther5 / Thinkstock/Getty Images)

O aspirador vai ser seu melhor amigo para solucionar esse problema. “Aspire todo o ambiente, dando uma atenção especial às áreas de circulação mais intensa de pessoas. Aspirar o pó frequentemente diminui o acúmulo de poeira nos cantos e sob os móveis, melhora que se percebe a olhos vistos. Com essa limpeza pesada, principalmente de uma profissional especializada no serviço, nos outros dias basta fazer a manutenção”, afirma João. Para um serviço mais eficaz, ele recomenda atenção à troca regular do filtro do aparelho.

“Varrer o chão periodicamente também ajuda. Use uma vassoura e uma pá para reduzir ainda mais o pó acumulado nos cantos. Atente-se às áreas com maior circulação de pessoas: a entrada da casa, corredores e cozinha”, completa.

Atenção especial ao esfregar o piso

Rodo limpando chão
(Pixabay/Pexels)

Poeira mais visível eliminada, é hora de higienizar o piso com um pano úmido. “Esse passo não requer misturas mirabolantes, apenas água e desinfetante são suficientes para eliminar ácaros, vírus e bactérias sem manchar a superfície.

Umidifique o ar

ar seco
(Freepik/Casa.com.br)

Por fim, uma dica extra para quem possui alergia à poeira é a utilização de um umidificador de ar após a limpeza da casa. “Quando utilizado de forma adequada, o aparelho ajuda a melhorar a qualidade do ar e minimizar estas alergias. No entanto, é necessário utilizá-lo de forma moderada para evitar o excesso de umidade e o surgimento de mofo”, completa o responsável técnico.

Continua após a publicidade
Publicidade