Dia Mundial da Organização: entenda os benefícios de ser arrumadinho

A pandemia deixou ainda mais claro que um espaço arrumado é essencial para a rotina

Por Luiza Cesar Atualizado em 21 Maio 2022, 20h25 - Publicado em 23 Maio 2022, 19h00
Gif sobre organização
Reprodução/Giphy

No começo da pandemia, muitas pessoas decidiram colocar em dia a organização das suas casas, já que estavam passando mais tempo dentro delas. Em 2021, o número de buscas por dicas de como fazer isso subiu bastante na internet. Além disso, a contratação de profissionais de organização também aumentou durante o período.

Quem aqui passou uma boa parte do isolamento assistindo aos programas da Netflix sobre métodos de arrumação? Afinal, era necessário fazer com que os espaço se adequasse à nova rotina e adição de um local de trabalho e estudos.

Roupas empilhadas e dobradas
Sarah Brown/Unsplash

Este movimento foi fundamental, tanto que a ocupação de personal organizer foi reconhecida pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e agora o dia 20 de maio foi escolhido como o Dia Mundial da Organização.

A criação da data não só mostra a influência dos últimos anos, mas como também dá mais visibilidade ao tema, que vem atraindo cada vez mais o interesse das pessoas, da indústria e do varejo – com uma variedade de lançamentos de produtos e serviços voltados para a ordem da casa e da vida.

faxina-para-voce-que-e-cheio-das-alergias-sala
Maskot/Getty Images

A ação, inicialmente proposta às associações internacionais pela ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), tem como objetivo divulgar os benefícios que uma vida mais organizada pode trazer para as pessoas.

Não sabe quais são eles? Não se preocupe, a seguir, vamos te explicar e apresentar as dicas da Kalinka Carvalho – consultora em organização e voluntária do comitê de comunicação da ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade) – de como você pode criar sistemas para cada cômodo da sua casa :

Benefícios da organização

Limpeza de superfícies
New York Times/Reprodução

Economia de dinheiro

Quando você se organiza você sabe exatamente o que tem e não precisa comprar coisas desnecessárias. Você também evita que produtos estraguem e, consequentemente, o desperdício do dinheiro.

Otimização do tempo

Deixe tudo o que você usa com certa frequência de fácil acesso. Sabe quando você perde aqueles preciosos 15 minutos procurando as chaves do carro? Nesse intervalo você poderia ter feito algo útil e produtivo.

Identificação das prioridades

Nada como ter tudo arrumado para saber, com mais facilidade, suas prioridades de vida.

Gif sobre animação para a faxina
Reprodução/Giphy

Melhora da autoestima

Com um lar organizado, você passa a ter mais tempo para cuidar de si mesmo, para o lazer e aproveitar as coisas boas da vida, melhorando assim sua autoestima.

Mais produtividade e menos estresse

Ter as coisas em ordem te influenciam também a planejar melhor seu dia. Conseguindo, assim, ser mais produtivo e não ficar fazendo as coisas em cima da hora, o que cria muito estresse.

Equilíbrio e controle da vida

Nada como ter tempo para praticar esportes ou atividade física, se alimentar adequadamente, ter tempo para o lazer e dormir melhor. Com isso você administra sua vida e tem o controle sobre ela.

Continua após a publicidade

Dicas básicas para manter cada cômodo da casa organizado

Máquina de lavar a louça
Nathan Dumlao/Unsplash

O primeiro passo para uma casa organizada é eliminar os excessos. Faça uma triagem, separe itens que não usa mais, que não combinam mais com você ou estão desgastados. Comece por um cômodo de cada vez para deixar apenas o que você realmente usa:

Entrada

Sem-hall-Sem-problema-veja-7-ideias-para-entradas-pequenas-apartmenttherapy-03
Michela Andrioletti/Apartment Therapy

Tenha sempre um local para colocar as chaves, carteira, bolsa, máscaras, tudo que geralmente fica espalhado quando você chega em casa. Esse simples hábito já vai te ajudar a ter uma rotina mais estruturada. Itens como porta-chaves, bandejas e suportes para bolsas serão seus grandes aliados.

Sala

Sala com estilo clean e escandinavo; Sofá verde com almofadas rosa; mesa de centro em madeira; paredes brancas com muitas janelas
Projeto de Atelier Cho Thompson Samara Vise/BowerBird

Cuidado com excesso nas decorações e tenha como peças-chaves: porta controle remoto; organizadores de livros, que também podem decorar o ambiente; e cestos ou gaveteiros para esconder cabos, fios e outros apetrechos.

Banheiro

Bancada de banheiro com tampo em mármore e espelho redondo
LECLAIR DECOR/My Domaine

Posicione na bancada apenas objetos de uso do dia a dia, assim o ambiente ficará mais funcional. Produtos de uso esporádico podem ficar embaixo da pia em cestos separados por categorias, exemplos: itens de cabelo, de higiene pessoal, etc.

Organizadores plásticos ou de acrílico em áreas molhadas – como banheiro, cozinha e lavanderia – são mais fáceis de limpar.

Cozinha

Geladeira organizada
reprodução/Pinterest

Use e abuse de cestos para categorizar itens da despensa e geladeira. Assim, você também otimiza o espaço e pode adicionar estilo, utilizando cores para deixar tudo com a sua cara.

Lavanderia

Gif de personagem lavando roupa
Reprodução/Pinterest

Este costuma ser um dos lugares mais bagunçados da casa, então crie uma rotina de lavagem de roupa e não faça da sua lavanderia um estoque de objetos.

Quarto

Guarda-roupa organizado
Reprodução/Pinterest

Padronize seus cabides e usufrua das técnicas de categorizar, ou seja separe suas peças por tipo – como por cor, para ficar mais fácil de encontrar suas roupas todos os dias.

Continua após a publicidade

Publicidade