Ele é um aliado e tanto para quando se tem pouco espaço. Em quitinetes, por exemplo, essa divisória móvel separa os ambientes de um jeito leve, além de enriquecer a decoração. Para criar o seu, basta saber o básico de costura.
Por Texto: Helena Dias | Repostagem visual: Mario Mantovanni | Fotos: Marcos Lima
Atualizado em 10 set 2021, 00h47 - Publicado em 14 mar 2016, 19h00
Mão na massa: Biombo prático
(Foto: Marcos Lima/)
Continua após publicidade
Versatilidade é a palavra para essa peça. O biombo pode definir um cantinho resguardado das visitas ou delimitar a circulação. Precisa de área livre? Dobre o acessório e o esconda atrás de um armário ou porta. O único inconveniente costuma ser o preço salgado. Na busca por uma solução econômica, o repórter visual Mario Mantovanni produziu o próprio biombo usando tecido e madeira. “As estampas com ar praiano darão um clima de verão o ano todo”, diz. Uma dica do moço é reaproveitar roupas de cama e cortinas antigas na confecção.
Voce vai precisar de:
❚ 1,50 m de tecido estampado e 0,30 m de listrado (estes, com 1,50 m de largura, são da Paranatex)
Continua após a publicidade
❚ Tesoura
❚ Máquina de costura
❚ Lixa para madeira
Continua após a publicidade
❚ 6 sarrafos de 3 x 2 x 170 cm
❚ 6 sarrafos de 3 x 2 x 40 cm
❚ Pincel e verniz para madeira
Continua após a publicidade
❚ Furadeira e 12 parafusos de 35 mm para madeira
❚ Cola branca
❚ 4 dobradiças
❚ Chaves Phillips e de fenda Tempo estimado: 4 horas
1/14 1. Meça e corte o tecido estampado em três faixas de 0,45 x 1,50m. O listrado, que formará a barra e os túneis por onde passarão as madeiras, deve ser cortado em seis pedaços de 45 x 14cm. (Foto: Marcos Lima)
2/14 2. Agora que todas as partes têm a mesma largura, costure um pedaço listrado em cada uma das pontas dos estampados, deixando 1cm de barra no encontro dos panos. (Foto: Marcos Lima)
3/14 3. Dobre das vezes cada lateral de uma das faixas, criando uma barra de 1cm, e costure. Repita com os outros dois panos. (Foto: Marcos Lima)
4/14 4. Para fazer os túneis, dobre a parte listradap ao meio, alinhando com a emenda no tecido estampado. Costure. (Foto: Marcos Lima)
5/14 5. Lixe todos os pedaços de madeira. Use lixa fina ou média - a escolha depende de quão áspera for a superfície. (Foto: Marcos Lima)
6/14 6. Dê o acambamento com duas demãos de verniz em cada sarrafo. (Foto: Marcos Lima)
7/14 7. Volte a face de 3cm de um sarrafo grande para cima. Com a furadeira e uma broca na medida do parafuso, fure a 21cm de uma extremidade e a 3cm da outra. Os orifícios devem ficar vazados. (Foto: Marcos Lima)
8/14 8. Nos sarrafos pequenos, a furadeira abre um furo central no topo de cada ponta. (Foto: Marcos Lima)
9/14 9. Comece a montagem do biombo: passe cola branca no topo de uma das peças pequenas. (Foto:Marcos Lima)
10/14 10. Antes que seque, usa a chave de fenda para parafusar esse pedaço, com o lado de 3cm voltado para cima, a um dos furos do sarrafo grande. Segure firme na posição até fixar. Faça o mesmo com o outro furo do sarrafo e repita este passo com as outras duas peças maiores. (Foto: Marcos Lima)
11/14 11. Passe os túneis de um dos tecidos por dois sarrafos pequenos já parafusados em um grande. (Foto: Marcos Lima)
12/14 12. Aplique cola nas extremidades que restarem livres. Parafuse-as em outro sarrafo grande, nos furos de mesma posição. Está pronta a primeira folha do biombo! Repita os dois últimos passos até formar as três partes. (Foto: Marcos Lima)
13/14 13. Com a chave Phillips, parafuse uma dobradiça a 6cm do alto de uma das folhas e outra a 28cm da extremidade inferior. (Foto: Marcos Lima)
14/14 14. Una essa folha à outra, fixando as dobradiças na mesma posição. Repita o procedimento, prendendo a última folha. Lembre que duas folhas são unidas entre si com a dobradiça do lado direito e, na hora de fixar a terceira folha, a dobradiça fica do lado contrário para formar o ziguezague. (Foto: Marcos Lima)