4 lemas para mantar a casa sempre organizada

A personal organizer Rafa Oliveira dá quatro dicas para criar uma rotina de organização eficiente para casa.

Por Ana Harada
31 jul 2024, 19h00
4 lemas para mantar a casa sempre organizada. Na foto, caixas organizadores de madeira.
 (Casa Criativa Tok&Stok/Divulgação)
Continua após publicidade

Para quem não tem o hábito, a organização (e principalmente a manutenção dela) pode parecer um grande desafio. Porém, uma casa limpa e organizada é fundamental para o bem-estar. A personal organizer Rafa Oliveira, fundadora do maior canal de organização do Brasil, em parceria com a Tok&Stok, trouxe dicas exclusivas para proporcionar ainda mais harmonia para o dia a dia e introduzir pequenos hábitos na hora de arrumar a casa. Confira abaixo:

1. “Organizar a organização”

4 lemas para mantar a casa sempre organizada. Na foto, sapateira de madeira.
(Casa Criativa Tok&Stok/Divulgação)

Como primeiro passo, a organizer traz a ideia de uma “organização organizada”, reforçando a importância de não deixar tudo para um único dia da semana – comumente aos sábados e domingos – e, sim, trazer pílulas de arrumação para dentro da rotina.

Aqui, a sugestão é realmente ter um cronograma estipulado: 20 minutos para organizar a gaveta de camisetas na segunda-feira; 15 minutos para ajustar as roupas penduradas em cabides na quinta-feira. Assim, o tempo é melhor aproveitado e os finais de semana ficam reservados para momentos especiais entre família e amigos, tornando o hábito fácil de ser implementado dentro da rotina.

2. “Desapegue”

4 lemas para mantar a casa sempre organizada. Na foto, armário de madeira, closet aberto organizado, planta.
(Casa Criativa Tok&Stok/Divulgação)

Nada melhor do que organizar uma quantidade menor de coisas, certo? Por isso, a principal dica anda lado a lado com o consumo consciente e a economia circular. Para Rafa Oliveira, desapegar é essencial para manter a vida e a casa organizada.

Apenas 20% das roupas do nosso guarda-roupa são utilizadas com frequência, então, a ideia é trazer o hábito do desapego de pouco em pouco para o dia a dia, começando com o exercício de realizar uma doação, pelo menos, uma vez ao mês. Além disso, é essencial tratar esse assunto de forma prática: sem justificar que não é possível doar uma peça porque aquela pessoa querida te presenteou.

Continua após a publicidade

3. “Setorizar é importante!”

4 lemas para mantar a casa sempre organizada. Na foto, sapateira de madeira.
(Casa Criativa Tok&Stok/Divulgação)

Reforçando o caminho de “organizar a organização”, a ideia é olhar para armários e guarda-roupas de maneira estratégica, como se cada parte fosse um setor e trazendo mais clareza e visibilidade para o processo. “Roupas em cabides”; “gavetas”, “dispensa de alimentos”, “louças de jantar”… torna-se muito mais fácil começar o processo olhando para cada um dos setores do que para tudo ao mesmo tempo.

4. “Tirou, guardou”

Para de fato criar costume, as pílulas durante o cotidiano são essenciais. Para isso, a técnica do “tirou, guardou” ajuda a manter tudo em seu devido lugar. Tentar fazer e organizar exatamente após o momento da bagunça evita o acúmulo e a sobrecarga para o final de semana.

Continua após a publicidade

5. Dicas extras

Além dos conselhos para fortalecer o hábito dentro da rotina, algumas dicas práticas também caem bem para o dia a dia:

  • No inverno, é indicado fazer uma limpeza dentro dos armários pelo menos uma vez por mês, devido ao mofo ocasionado pelo período;
  • Com a troca de estações, a ideia é deixar itens menos utilizados em caixas, deixando-os longe dos espaços mais práticos e facilitando a rotina;
  • Sapateira apenas para sapatos? As sapateiras de parede são ótimas para organizar diferentes tipos de objetivos e ainda otimizar espaços;
  • Caixas organizadoras decoradas são excelentes opções para trazer um toque especial ao visual do ambiente;
  • Malas de viagem podem ser ótimas organizadoras funcionais dentro do guarda-roupa;
  • Escorredores dobráveis aparecem como soluções para otimizar espaço e trazer um visual mais clean, já que as cozinhas estão cada vez mais integradas com o resto da casa;
  • Porta-revista de escritório pode ser uma opção excelente para organizar garrafinhas e mantimentos dentro da dispensa;
  • Percorra a casa pela manhã para recolher itens que não pertencem a cada ambiente, já recolocando-os em seu devido lugar;
  • Apoiadores de livros podem ser ótimos organizadores! O item funciona para criar divisões entre as roupas dentro de gavetas, caixas e armários e ajudam a trazer facilidade na hora de procurar pelos objetos.
Publicidade