Faça você mesmo uma luminária de feltro com apliques de borboleta

Arregace as mangas e acompanhe as orientações: você terá um pendente exclusivo em apenas 10 passos. Assista a um vídeo em que a blogueira Flávia Ferrari ensina a fazer cúpulas de papel vegetal.

Por Texto e Fotos Cris Komesu Atualizado em 9 set 2021, 23h27 - Publicado em 3 fev 2017, 17h11

Nem mesmo quem nunca trocou uma lâmpada vai encontrar dificuldade para confeccionar este gracioso pendente de feltro repleto de borboletas. É o que garante a engenheira paulistana Flávia Ferrari, autora deste passo a passo e também do blog DecoraCasa. Inspirada em um modelo importado, ela produziu a peça com materiais baratos e fáceis de encontrar, a começar pelo próprio tecido. “Escolhi o feltro sintético porque, além de mais barato que o de lã, aceita melhor a cola quente”, explica a blogueira. Se houver um abajur antigo sobrando em casa, aproveite para economizar reutilizando a cúpula, desde que a estrutura esteja em bom estado. Para deixar a luminária com seu estilo, você pode se valer de tecidos de diferentes cores e dar asas à imaginação ao pensar em novos desenhos como molde. Faça o dowload do molde de borboletas.

Você vai precisar de:

• Cúpula de TNT nº 18

• 1 m de feltro sintético

• Soquete universal

• 2 m de fio paralelo

• Canopla

• Folha de papel A3, lápis, cola quente, cola branca, tesoura e chave de fenda

Custo: cerca de R$ 50

Tempo estimado: 3 horas

Arregace as mangas e acompanhe as orientações: você terá um pendente exclusivo em apenas 10 passos!

1. Alinhe a emenda da cúpula (visível no avesso) com a lateral do papel – deixe uns 10 cm livres na borda inferior. Deslize a peça sobre a folha, fazendo um risco. Pare o traço ao chegar novamente à emenda: você terá um desenho de cerca de 1/4 de círculo.

2. Ao longo da borda inferior desse desenho, crie um contorno do jeito que quiser, incluindo as borboletas (use o molde) na beirada.

Continua após a publicidade

3. Recorte, transfira esse novo molde para o feltro e corte o tecido. Reserve.

4. Transfira o molde de borboleta para o feltro e recorte. Repita até chegar ao número de peças desejado para salpicar sobre o pendente: aqui, foram 20 borboletinhas.

5. Com cola quente, espalhe-as na base de feltro, mas prenda apenas a parte central do corpo – as asas ficam soltas.

6. Aplique cola branca na cúpula e fixe o feltro, formando um cone – só não deixe o tecido enrugar!

7. Enquanto seca (por duas horas, no mínimo), faça a parte elétrica: separe as pontas do fio e, com a tesoura, desencape as extremidades. Abra o soquete com a chave de fenda, coloque cada ponta em uma das terminações e aperte com a chave.

8. Passe o fio pelo interior da cúpula, mantendo-o no centro, de modo que ela não penda para o lado.

9. Dê acabamento ao tecido cortando o excesso. Na parte superior, preserve uma sobra, como uma aba, e prenda-a com cola quente.

10. Passe o fio pela canopla, regulando a altura do pendente. Depois, é só colocar uma lâmpada e escolher o lugar para a instalação.

Continua após a publicidade

Publicidade