Continua após publicidade

Dicas de roupa de cama para quem tem alergias

Especialista indica cuidados especiais com a lavagem e armazenamento das roupas de cama para prevenir doenças respiratórias

Por Redação
12 abr 2023, 19h00

Não existe frustração como a falta de sono. Quem tem alergias, sabe como os espirros e a coceira podem acabar com sua noite. As roupas de cama são itens frequentes em nosso cotidiano e, se não higienizados corretamente, podem ser grandes causadores de condições como rinite alérgica, asma, dermatite atópica e outras alergias.

Gif do elefante Dumbo espirrando
(Reprodução/Giphy)

Pensando nisso, Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa preparou uma lista com algumas dicas que podem auxiliar no processo de limpeza das roupas de cama e garantir uma melhor qualidade da vida para quem sofre com problemas respiratórios. Confira:

Lavagem

Quarto com armários azuis, cama de casal com cabeceira de madeira e cortina.
Projeto de Isabella Lucena. (Produção visual: Andrea Brito Velho/Fotos: Lilia Mendel/Casa.com.br)

De acordo com a especialista, o sabão neutro é o mais indicado para pessoas alérgicas. “O sabão em pó geralmente tem bastante perfume, que é um dos principais causadores de crises. A lavagem da roupa também deve ser realizada com água quente, potencializando a retirada de sujeiras e manchas. É importante também se atentar ao enxague das roupas, para que elas não fiquem com resíduos”, afirma.

Continua após a publicidade

Tempo de Armazenamento

Quarto com cama e cabeceira ripada.
Projeto de Amanda Miranda. (MCA Estúdio/Casa.com.br)

Embalagens a vácuo são uma alternativa interessante, levando em consideração que o processo isola o objeto de ativos externos, protegendo-os por mais tempo.

“Capas protetoras para esses artigos, encontradas em lojas de produtos de cama, ajudam a evitar o aparecimento de ácaros. Roupas armazenadas por muito tempo tendem a criar mofo. Lave novamente e, se possível, passe as roupas com ferro quente também. Isso auxilia a diminuir a frequência ou intensidade das crises alérgicas, pois elimina boa parte dos agentes nocivos”.

Continua após a publicidade

Material adequado

Quarto em tons terrosos claros com cabeceira acolchoada
Projeto de Gustavo Marasca. (Daniel Del Santo/Casa.com.br)

Para finalizar, Camila ressalta a relevância da escolha do tecido adequado.

“Opte por produtos que têm em sua composição maior porcentagem de algodão e, em lugar dos cobertores de lã, prefira os de plush, pois acumulam menos pó e são mais fáceis de lavar, podendo ser higienizados uma vez por mês. Caso tenha animais de estimação, antes de colocar o lençol ou a fronha para lavar, é aconselhável sacudir antes, afim de retirar o excesso dos pelos”, finaliza.

Publicidade