3 dicas fundamentais para incluir almofadas no décor
Com diferentes formatos e estampas, elas ajudam no visual e no bem-estar em casa
Confortáveis e atemporais, as almofadas enchem o lar de aconchego e acolhimento. Com uma boa composição, elas se encaixam em qualquer estilo de decoração e ajudam no visual da casa.
No entanto, mesmo sendo fáceis de incorporar ao projeto de interiores, é importante tomar alguns cuidados para destacar o melhor delas e manter o equilíbrio no ambiente.
“Eu as considero perfeitas, pois adicionam aquela áurea de atmosfera e conforto que adoramos sentir em nossas casas”, afirma a arquiteta Daniela Funari, à frente do escritório homônimo. Contudo, ela também ressalta que alguns truques são essenciais: “Elas devem ser sempre aplicadas em consonância com a proposta do ambiente”, orienta.
Confira as recomendações da profissional:
Estampas e tecidos
Há algumas décadas, era muito comum que a estética fosse marcada por babados, franjas e tassel. Mais recentemente, os pontos de tricô e crochê estavam em alta.
“Mas, para quem quer fugir de tendências que vêm e vão, cores neutras e tecidos lisos garantem um visual contemporâneo e que jamais será datado”, destaca a arquiteta.
Outro fator recorrente são as estampas. Para que elas protagonizem o ambiente, é preciso considerar uma base neutra nos principais itens do ambiente.
Já os tecidos, suede, algodão, linho e camurça são ótimas escolhas para ambientes internos. Na área externa, como em varandas e áreas de piscina, é primordial considerar opções impermeáveis.
Combinações de cores
A dica de Daniela é trabalhar com cores análogas e complementares, considerando as sensações e a ideia que cada tom transmite. “Opto pelo sóbrio quando a intenção é realçar a sofisticação. Por outro lado, a jovialidade e um clima mais descontraído é alcançado por meio de tons mais vivos e mesclados”, explica.
Para promover o match perfeito com as cores das almofadas, a profissional indica observar o visual completo do ambiente, analisando as paredes, marcenaria, móveis soltos, entre outros elementos que o compõem.
Dicas para não errar
Se aventurar em estampas, tecidos e cores é uma maneira divertida de personalizar a casa. De acordo com Daniela, uma das opções é escolher um mix de cores e texturas.
No que diz respeito à quantidade de almofadas, a decisão precisa ser coerente com o espaço disponível. “Nada de sobrecarregar no número para que elas fiquem no chão e atrapalhem a circulação”, recomenda.