Continua após publicidade

Confira 6 dicas para realizar a troca da resistência do chuveiro elétrico

Em dias de muito frio, o equipamento pode queimar devido às oscilações de energia e pressão da água. Saiba o que fazer se seu chuveiro queimar.

Por Redação
19 ago 2024, 13h00
Dicas para escolher o chuveiro elétrico ideal
 (Lorenzetti/Divulgação)
Continua após publicidade

O chuveiro elétrico é um item muito comum em milhares de lares brasileiros e é um acessório quase indispensável. Uma situação igualmente comum, mas bastante desagradável é a de ligar o equipamento e a água sair fria – especialmente se for um dia de baixa temperatura. Geralmente, a principal responsável por isso é a resistência, um componente que faz o aquecimento da água. A boa notícia é que a troca da peça pode ser bastante simples, principalmente se for feita da maneira correta e com os equipamentos adequados.

Quer saber como trocar a resistência do chuveiro de forma correta? Então, confira algumas dicas que o Rodrigo Pothin, CMO da Loja do Mecânico preparou para auxiliar na tarefa. Veja:

Lembre-se de garantir sua segurança e, caso não tenha experiência, chame um profissional.

Separe os materiais

Separe ferramentas adequadas para a tarefa, como escada, chave de fenda, escova para limpeza, alicate, fita isolante e lixa pequena.

Desligar o disjuntor

Desligue o disjuntor para cortar a energia do chuveiro e evitar choques elétricos. Na maioria das instalações, esse dispositivo fica em uma caixa próxima ao banheiro. Porém, dependendo do projeto, ele pode estar no quadro geral de distribuição de energia da residência.

Desmontar o chuveiro

Com o auxílio da escada, você deve alcançar o chuveiro, desconectar os fios e remover a tampa do aparelho, tomando cuidado para não danificar a borracha de vedação. Se ela for prejudicada, pode gerar vazamentos e, posteriormente, você terá que trocar essa parte também.

Continua após a publicidade

Faça a limpeza da câmara

Uma dica importante é aproveitar esse momento para efetuar a limpeza da câmara também. Para isso, pode-se utilizar uma escova e uma lixa, sem esquecer de desentupir os furos com uma agulha ou palito. Muitas vezes, a sujeira acumulada impede a saída da água e pode fazer o chuveiro queimar.

Remover a resistência antiga

Antes de remover o item danificado, vale observar a posição em que ele estava, se necessário, pode-se tirar uma foto para não esquecer. É uma etapa importante. Então, com o alicate, retira-se a peça e insere a nova no mesmo lugar, cuidadosamente.

Montar o chuveiro e ligar

Após a finalização das etapas anteriores, você já pode realizar a montagem do chuveiro e conectar os fios novamente. Antes de ativar o disjuntor, será necessário ligar o equipamento e deixar a água gelada descer por alguns segundos. Isso é importante para o ar sair e não estragar a nova resistência. Feito isso, deve-se ligar o disjuntor e fazer os testes necessários. Em seguida, muda-se a chave para a temperatura morna e, depois, para a quente. Pronto, seu chuveiro já estará pronto para o uso.

Continua após a publicidade
Publicidade