Continua após publicidade

Como usar cola instantânea em 5 técnicas de artesanato

A cola instantânea pode te ajudar nos acabamentos dos projetos dos mais diversos tipos artesanato, de cartonagem à biscuit

Por Redação
11 jan 2023, 19h00
Artesanato; cola instantânea; cola super bonder; biscuit;
(Escola de E-Commerce/Reprodução)

A cola instantânea (a popular Super Bonder!) é um material de trabalho essencial para os profissionais de artesanato, um segmento muito bem sucedido que apresentou grande crescimento nos últimos anos. Atualmente, 160 mil pessoas estão cadastradas no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), programa do governo federal de estímulo ao setor artesanal.

View this post on Instagram

A post shared by Maria Flor Ateliê (@mariafloratelie_)

Criadora do ateliê Maria Flor, Fátima Rodrigues explica como a cola de cianoacrilato pode qualificar a montagem de peças nas seguintes técnicas de artesanato:

Cartonagem

Técnica que tem como base materiais como papel cartão, tecidos, papelão grosso ou mdf para revestir um determinado objeto ou peça. A forração dos projetos é feita geralmente com adesivos à base de PVA. A cola instantânea funciona perfeitamente como acabamento.

Continua após a publicidade

“Imagine uma bolsa criada com revestimento de cartonagem. Todos os acessórios desta criação são fixados com Super Bonder, como os enfeites com botões, pérolas, cristais, metais e outros. A cola instantânea também fixa a alça perfeitamente, com ótimo acabamento, evitando parafusá-la na bolsa”, explica Fátima.

E.V.A

É um material emborrachado, leve e flexível, que pode ser utilizado para diversas finalidades decorativas. Esses materiais são normalmente vendidos em placas, com diferentes cores, tamanhos e espessuras. Os materiais de E.V.A são modelados com instrumentos de alta temperatura.

A Super Bonder entra na etapa do acabamento da figura. Na criação de um boneco de E.V.A já moldado, por exemplo, a cola instantânea é a mais indicada para as colagens dos braços, pernas e dos enfeites da peça.

Continua após a publicidade

Fuxico

Essa técnica utiliza junção de retalhos de panos, dobrados e costurados em formato de flor, que, unidos por pontos delicados, formam diversas peças de decoração e vestuário como: abajur, espelhos, luminárias, colchas, bolsas e outros objetos. Os enfeites feitos com a técnica fuxico são anexados a objetos.

“Os enfeites de fuxico são delicados e seria muito difícil bordá-los em tecido de juta, por exemplo, e não dá para bordar em peças de superfície dura, como porcelana. Essas decorações são fixadas com algumas gotas de adesivo instantâneo”, informa Fátima.

Scrap

Continua após a publicidade

Tipo de artesanato muito utilizado para decoração de festas de aniversário, casamentos, chá de bebês, entre outros. Os scraps são recortes e colagens de materiais para dar nova personalidade a materiais, como um álbum de fotos. Nesta técnica, usa-se bastante botões e metais para complementar o adorno criado.

“Uma capa de álbum decorada com scraps deve durar anos. Então, os enfeites precisam de adesivos que não descolam com o tempo, exigindo fixação duradoura. Nesse caso, a cola instantânea é a melhor opção”, diz Fátima.

Biscuit

Técnica que envolve a criação de uma massa que endurece após determinado período. Uma vez modelado e endurecido, o biscuit fica parecendo com uma porcelana e se torna um interessante material para criações artísticas.

Continua após a publicidade

Assim como nas demais técnicas, o biscuit também requer capricho no acabamento. Os adesivos Super Bonder são ideais para fixação de elementos sobre o material em biscuit.

Publicidade