Como tirar foto do seu cantinho preferido

Você não precisa ser um profissional para conseguir bons resultados

Por Luiza Cesar Atualizado em 18 Maio 2022, 09h32 - Publicado em 17 Maio 2022, 19h00
Tirando foto de cômodos da casa
hbitax/Reprodução

Você está sempre tirando fotos dos seus espaços, mas nunca fica satisfeita com o resultado? Seja pela luz, qualidade ou simplesmente porque não ficou do jeito que imaginava? Você não está sozinha.

Saiba que tirar fotos de lugares demandam alguns conhecimentos sobre luz, posição e enquadramento. Mas não se assuste, eles são bem simples de entender e não demandam uma câmera de última geração para capturar imagens bonitas!

Separamos algumas dicas fundamentais para que a próxima foto do seu cantinho preferido saia bafônica. Preparados?

Organização

Guardando os brinquedos espalhados
Ana Cadena/the spruce

Ao escolher o cantinho que deseja tirar foto, tenha certeza que ele está organizado e do jeito que você gostaria que outras pessoas vissem. Arrume os detalhes, posicione flores ou plantas para dar uma alegria e para o visual ficar mais bonito. Não tem problema mudar um pouco o ambiente para que a foto saia do jeito que espera.

Iluminação

Abrindo a cortina
Reprodução/Giphy

Esse é um fator essencial e demanda atenção, pois a falta de luz em um espaço faz com que a qualidade da imagem caia muito. Por isso, lembre-se de abrir as cortinas, escolher ambientes que possuam janelas ou, caso esse não seja o caso, pegue luminárias para ajudar com a claridade local.

Cuidado, também, com a contraluz, já que a foto fica muito mais escura e o aparelho pode apresentar dificuldades para focar.

Continua após a publicidade

Enquadramento

Tirando foto de paisagem
Reprodução/Pinterest

Pense, antes de tudo, no que você quer mostrar. Todo o cômodo? Destacar uma parte dele? Talvez um quadro, um móvel ou uma planta? É super importante analisar o que você quer que apareça para saber como se posicionar no espaço. Para tirar uma foto de um cômodo inteiro, por exemplo, o ideal é que você fique na porta dele ou na delimitação.

Tenha certeza que tudo está reto

Enquadrando foto
Casa.com.br/Casa.com.br

Ninguém merece uma foto torta, não é mesmo? E apesar de existir a opção de ajustar ela depois de tirada, essa função acaba cortando partes da imagem. Para facilitar, utilize a grade da sua câmera para que você tenha referências e consiga alinhar o cenário mais facilmente.

Vertical ou horizontal

Tirando foto com o celular
Reprodução/Giphy

Tudo depende do propósito da sua foto. Se for postar nas redes sociais, aconselhamos seguir o padrão vertical. Porém, imagens horizontais apresentam muitos benefícios, como o de conseguir mostrar muito mais do local. Aposte no que você deseja e acha que vai ficar melhor.

Tire mais de uma e teste possibilidades

Tirando fotos
Ylanite Koppens/Pexels

Já que você ajeitou tudo para tirar fotos do seu cantinho, utilize bem este tempo e não se limite a apenas uma ou duas imagens. Faça quantas achar necessárias e teste diferentes possibilidades e enquadramentos. Quanto mais opções, mais chances de encontrar aquela foto que você vai amar!

Continua após a publicidade

Publicidade