Como lavar as roupas de forma mais organizada e eficaz
A especialista em organização e comportamento, Adriana Damiani, apresenta 6 dicas que ajudam na melhor realização desta tarefa doméstica
Lavar roupa pode não ser a atividade doméstica mais adorada pelos moradores, mas com a máquina de lavar (e alguns outros atos), a tarefa pode ficar mais prática e ainda render mais tempo para as pessoas fazerem outras atividades, como curtir mais o momento com a família, aprender um novo idioma e descansar mais nas folgas.
Segundo a especialista em organização e comportamento, Adriana Damiani, essas técnicas devem ser consideradas conforme a cultura e rotina do morador. “Cada lar tem seus hábitos e rotinas, e trazer dinâmicas que facilitam as atividades domésticas deve sempre levar em consideração essas particularidades, para que consigamos encontrar métodos que melhor atendam a necessidade”, comenta.
Além dessas técnicas, a escolha do produto é uma etapa muito importante. Hoje temos no mercado lavadoras que oferecem alta capacidade e performance, auxiliando ainda mais no dia a dia. A nova máquina de lavar 17kg Brastemp BWK17AB por exemplo, lava até edredom king size e tem funções que garantem lavagem completa das roupas e preservação da peças, como o anti bolinhas, que reduz a formação de bolinhas nas roupas durante o processo de lavagem.
Com o produto ideal e as dicas a seguir, sua lavanderia não será a mesma. Confira!
Cada coisa em seu devido lugar
Seja qual for a estrutura familiar da casa, ter um cesto é fundamental para a organização da lavanderia, afinal, as roupas sujas precisam ter um lugar reservado. “Tenha um cesto de roupa no banheiro, no quarto ou próximo ao closet, existem inúmeros tipos e tamanhos para todos os gostos. A escolha do local, deve ser a de mais fácil acesso, onde você tem o seu hábito de tirar sua roupa”, reforça a especialista.
Lugar de roupa molhada é na lavanderia…longe das secas
A roupa só vai para o cesto, quando estiver seca. “Isso é também válido para maiôs e bermudas que vêm de piscinas e praias, além das cangas e toalhas. Quantas vezes, vi pessoas desfazerem malas de viagem e vai tudo junto para o cesto, não é o ideal”, revela.
Sempre verifique a etiqueta da peça
As pessoas têm o hábito de cortar as etiquetas das roupas antes de usar para evitar incômodos, porém são elas que trazem todas as informações sobre aquela peça, como: modo adequado de lavagem, modo de secagem, temperatura ideal da água dentre outros, essas informações ajudam na forma correta de lavar a roupa.
Para evitar possíveis surpresas, separe as roupas
Uma das primeiras etapas antes de começar a lavar roupas é separar as peças de acordo com as cores e tecidos, já que algumas peças coloridas ou pretas podem soltar tinta. A dica seria fazer lavagens separadas.
Conheça seu eletrodoméstico
Depois de separar as roupas, ter a dimensão do que será lavado, saiba como utilizar os programas da máquina de lavar para ter a melhor performance. Conheça e entenda para que serve cada tipo de ciclo de lavagem, conforme a necessidade que precisa.
Organize a rotina
Apesar de ser a última dica, ela não é a menos importante, planeje as atividades do cotidiano. Para as casas que têm filhos, existe uma logística de horários para acordar, levar a escola, trabalho e ainda tem as atividades no período de contraturno.
Neste processo, surgem os uniformes de esporte, de academia e roupas que possuem tecidos completamente diferentes, exigindo lavagem específicas nas máquinas. Essas roupas, por exemplo, ganham muito suor do corpo e não devem ficar no cesto esperando muito tempo para lavar, ok?