5 ideias para o aproveitar o espaço e organizar uma cozinha pequena

É difícil encontrar espaço para guardar as panelas e as formas, mas a gente te ajuda! Você já pensou em usar o forno?

Por Redação Atualizado em 29 nov 2016, 20h52 - Publicado em 31 Maio 2016, 16h16

A cozinha é um ambiente da casa em que é difícil economizar espaço: são tantas panelas, pratos e eletrodomésticos que apenas os gabinetes não dão conta! Por isso, adaptamos essas cinco dicas do Apartment Therapy para você aproveitar seu espaço ao máximo.

1. Pendure tudo!

01-formas-de-usar-chapas-perfuradas-pegboard-na-organizacao-da-casa

Não ignore os espaços vazios das suas paredes. Eles podem ser muito úteis na hora de guardar os objetos. Pendurar acessórios de cozinha em um painel, por exemplo, é uma solução criativa e divertida para esvaziar os armários e deixar tudo sempre a mão. Temos uma lista com nove maneiras de usar os painéis perfurados em sua casa e juramos: vale muito a pena!

2. Use o forno

09-cozinhas-pequenas-e-coloridas

Quando não há espaço nas gavetas, gabinetes e nem mesmo nas paredes, uma medida um pouco mais extrema pode te ajudar: coloque grandes panelas e formas no forno. Essa parte de nossos fogões não é usada com tanta frequência e pode quebrar um galho de quem tem pouco espaço – afinal, é um grande vazio com uma prateleira bem ali, esquecido no meio da sua cozinha!

3. Cubra algumas bocas do fogão

Continua após a publicidade

Tábua do fogão

Não é sempre que usamos mais do que duas bocas do fogão. Já as bancadas, por outro lado, ficam ocupadas de panelas, talheres, batedeiras, comida… Nesses momentos, ter uma tábua específica para colocar em cima do fogão é uma mão na roda. Ela garante mais espaço do balcão e, se de madeira, ainda pode servir para realizar o corte de frutas e legumes diretamente nela.

4. Tenha organizadores e prateleiras aramadas

shelf_3

Use e abuse de organizadores de panelas, que irão empilhá-las de maneira ordenada dentro dos gabinetes do armário. Prateleiras extensíveis também ajudam já que dobram a quantidade de objetos que se pode guardar dentro do armário. 

5. Prefira eletrodomésticos dois (ou mais) em um

01-acessorios-de-cozinha-para-quem-gosta-de-inovar

A regra é fácil: na hora de comprar eletrodomésticos, prefira os aparelhos com mais de uma função. Panelas elétricas que fazem desde bolos até arroz são ideais, assim como multiprocessadores que vem com copo de liquidificador também. Assim, você economiza o espaço tendo apenas um produto que faz o múltiplus trabalhos.

Continua após a publicidade

Publicidade