Coisas que você NÃO precisa ter na cozinha, mas vai querer mesmo assim
Não necessariamente essenciais mas certamente úteis, esses eletroportáteis e acessórios vão deixar a vida mais fácil.

Em um mundo que nos exige cada vez mais eficiência e nos oferece cada vez menos tempo, qualquer ajuda é bem vinda. Os eletroportáteis dessa lista não são essenciais para a sua vida, já que é possível fazer as mesmas tarefas com outros utensílios. Porém, alguns minutinhos de sobra na manhã, uma coisa a menos para ter na cabeça, um estresse não vivido, um conforto a mais, todas essas pequenas alegrias e alívios contam bastante no final de uma semana puxada.
Confira abaixo 5 coisas que você não precisa ter na cozinha, mas não vai se arrepender se tiver:
1. Cafeteira elétrica
Passar um cafezinho é o primeiro passo na rotina de muita gente e não podemos dizer que é uma tarefa dificílima: esquentar uma água no fogão, pegar o filtro e o coador, colocar o pó e esperar com a xícara ou a garrafa térmica. A cafeteira elétrica diminui o número de etapas, já que basta depositar o pó e a água, apertar um botão e ir ao banheiro tomar banho, trocar de roupa ou fazer qualquer outra atividade matinal. Na volta, depois de 5-10 minutos, dependendo da quantidade, o café está prontinho, sem o risco de água fervendo ou de coador com pó tombando no meio da filtragem.
Nas preciosas horas da manhã, é uma economia de tempo bem-vinda! Modelos mais novos têm capacidade de fazer até 18 xícaras de café de uma só vez e também mantém a chaleira quente enquanto o aparelho ainda estiver ligado.
2. Air fryer
Praticamente uma peça obrigatória na cozinha de quem é millenial ou mais jovem, as fritadeiras sem óleo ganharam espaço mesmo nas cozinhas das avós. Com receitas específicas e muitos acessórios disponíveis (formas especiais, refratários etc…) as air fryers ajudam não somente a criar versões mais saudáveis de pratos fritos mas também são boas substitutas dos fornos.
Em apartamentos pequenos, onde só há espaço para um cooktop, o eletro é uma alternativa para assar um pão de queijo ou uma pizza congelada. Mesmo se o seu lar for grande e comportar um forno tradicional, uma air fryer pode ser conveniente na hora de preparar porções menores de alimentos. Carnes e bolos também ficam saborosos quando preparados nela.
Outra vantagem é a segurança, no caso de idosos, já que a maioria dos modelos têm timer e desligam sozinhas, portanto sem risco de gerar comidas queimadas ou incêndios na cozinha.
3. Pinça de cozinha
Simples? Sim. Necessária? Não. Porém, depois de ter uma, certamente será um de seus acessórios mais queridos. A pinça é conveniente para cozinhar sem precisar espetar os alimentos com garfos, portanto seus bifes ou peitos de frango vão ficar mais gostosos sem os furos que ressecam a carne e você, com mais controle, não corre tanto risco de levar um espirro de óleo. A salada de folhas não vai mais escapar do garfo e colher e nem o macarrão. Se você utiliza o forno ou a air fryer, a pinça é muito mais prática para retirar os pães de queijo ou salgados que estiver preparando ali sem a necessidade de duas luvas de culinária, um garfinho e um sonho de não se queimar.
4. Pipoqueira elétrica
Mesmo que a pipoca não seja algo que muitos comem diariamente, é um lanche gostoso, barato e perfeito para o final de semana. Para quem é fã de fazer um cineminha em casa, a pipoqueira elétrica é um presente perfeito. Mais rápida do que a panela, ela não necessita de óleo, o que deixa o snack mais saudável, e estoura quase 100% dos grãos de milho, sem aquela sobrinha que, por mais que seja gostosa para alguns, pode gerar dentes quebrados para outros.
Os modelos atuais levam em média aproximadamente 3 minutos para estourar 100g de milho de pipoca.
5. Iogurteira
Fazer iogurte em casa não é difícil. Você basicamente precisa de leite integral, um copo ou pote pequeno de iogurte natural integral, um recipiente e um jeito de manter a temperatura entre entre 42°C e 45°C por mais ou menos 8h. Ou seja, caso você tenha os ingredientes e um forno, você consegue preparar 1L de iogurte com um potinho de 160g de iogurte do supermercado, misturando tudo e deixando em uma panela dentro forno aquecido (mas desligado) durante algumas horas.
Porém, o processo vai exigir que você fique de plantão, monitorando a panela de tempos em tempos garantindo que ela esteja aquecida até o leite fermentar e atingir a consistência almejada. Com uma iogurteira, toda a parte do monitoramento da temperatura é eliminada e você fica somente com a parte de misturar os ingredientes e ligar o aparelho na tomada. Antes de dormir você tem apenas 160g de iogurte, uma caixa de leite e o desejo de um café da manhã e no dia seguinte acorda com 1L de iogurte que custou menos de R$10.