Banheiro perfeito para a família toda

Revestimentos, louças e móveis antigos são coisa do passado no ambiente de Valéria, Rodrigo e os filhos, de Santos, SP. A iluminação também coube na conta.

Por Texto Renata S. Faggion Fotos Marcos Lima Atualizado em 9 set 2021, 23h50 - Publicado em 5 jan 2017, 16h01

O plano do casal Valéria e Rodrigo Piedade era renovar aos poucos cada canto do apartamento de 70 m², comprado em 2007. Mas, com a chegada de Davi, o filho de 7 meses, o orçamento apertou e a vez do banheiro foi adiada, para desespero de Valéria e da filha de 15 anos, Amanda, que sofriam com a penumbra da única lâmpada no teto. “Andávamos pela casa com um espelho na mão, buscando mais claridade para fazer a maquiagem”, conta Valéria.  Em três semanas, todos os pedidos foram realizados: a reforma, guiada pelo arquiteto Lucas Faconti, também de Santos, primou pela atualização de acabamentos e pela iluminação planejada. Hoje há lâmpadas fluorescentes no centro do ambiente, dicroicas acima da bancada e leds no boxe. 

Continua após a publicidade

Boxe mais moderno

• O porcelanato que imita madeira também se destaca na área do chuveiro ao revestir uma das paredes e o piso. Sai o vidro fumê e entra o boxe de vidro cristal, de visual mais leve. Um nicho cavado na alvenaria (28 x 12 x 59 cm*) exibe pastilhas de vidro. “Até o xampu e o sabonete têm lugar certo e bonito no banheiro”, conta o morador.

Continua após a publicidade

Tom de madeira aquece o branco

• A cerâmica clara em paredes e piso compõe uma base neutra que ressalta a faixa de porcelanato com padrão madeira. “Além de fugir do tradicional banheiro todo branco, o tom amadeirado traz aconchego”, explica o arquiteto Lucas Faconti, que optou por comprar todos os acabamentos em uma só loja, conseguindo um bom desconto à vista.

• Um rebaixo já existente no forro permitiu a iluminação embutida. A área central ganhou luminária com lâmpadas fluorescentes eletrônicas. Sobre a bancada, há spots com dicroicas, lâmpada com ótimo índice de reprodução de cores, ideal para a maquiagem. Já no boxe, spots com leds de cor azul (abaixo) são acesos de forma independente. “O banho se torna mais relaxante graças à cromoterapia”, explica o arquiteto.

Raio X do projeto

• O layout do espaço era eficiente e foi mantido, o que evitou despesas desnecessárias e atrasos na obra com alterações nas instalações hidráulicas.

• O vaso sanitário com caixa acoplada tem um gasto fixo de 6 litros por descarga, permitindo uma economia sensível de água.

“O banheiro era o nosso grande problema, escuro e ultrapassado. Agora, ele se tornou o xodó da família!”

Valéria, esposa de Rodrigo e mãe de Amanda e Davi

• A bancada de granito e o gabinete de madeira foram substituídos por um móvel claro, de mármore carrarinha e MDF branco. Ladeado por nichos, o gavetão facilita o acesso aos itens.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Louças

Bacia Vogue Plus com caixa acoplada  e cuba de sobrepor L730 . Deca

Metais

Torneira, dois acabamentos de registro e válvula de escoamento. Linha Izy Plus, da Deca

Gabinete

De MDF branco, com 1 x 0,50 x 0,36 m, leva puxadores de zamac e corrediças telescópicas. New (Casa Prática Móveis Planejados)

Bancada

Feita de mármore carrarinha nacional (1 x 0,50 x 0,15 m). Mundo das Ardósias

Revestimentos

O Forma Branco Acetinado, da Eliane, está nas paredes (25 x 41 cm) e no piso (45 x 45 cm); porcelanato Pau Brasil Natural, da Itagres (15 x 67 cm); e duas placas de pastilhas de vidro Cristal, da Colortil (30 x 30 cm). Kaza Cerâmicas

Iluminação e elétrica

Duas lâmpadas fluorescentes eletrônicas, dois spots com leds e outros dois com dicroicas. Elétrica Sanchez

Vidraçaria

Espelho Guardian (0,90 x 1,29 m) e boxe de vidro cristal Santa Marina (1,42 x 2,10 m). Alfredo Vidros

Demolição e aplicação de revestimentos

Antônio (Ceará) e equipe

Gesso e pintura

Materiais e mão de obra. Claudeci Moreira

Penduradores e papeleira

Kit Magnus, da Expambox, com seis peças. Dicico

Jogo de toalhas

Cinco peças Soft Dry, da Karsten. Extra

Kit higiênico e arranjo artificial

Land’s Puxadores

Continua após a publicidade

Publicidade