As principais dúvidas sobre piso vinílico clicado
Quais são as diferenças em relação ao piso laminado? É necessário usar manta acústica? Pode ser instalado na área externa? E pode ser lavado?

O piso vinílico clicado oferece diversas vantagens para projetos de decoração de interiores, como instalação rápida, facilidade de limpeza, conforto térmico e acústico.
No entanto, suas semelhanças com outros revestimentos e algumas características específicas deste tipo podem gerar dúvidas entre os consumidores que estão considerando escolher essa opção.
A Tarkett reuniu as dúvidas mais frequentes recebidas em seus canais de atendimento. Confira:

Piso vinílico clicado é a mesma coisa que piso laminado?
Embora o método de instalação (sistema click, com encaixes macho-fêmea) seja bastante similar, os dois revestimentos são completamente distintos.
A principal diferença está na composição: enquanto o vinílico é feito principalmente de PVC, um derivado plástico, o laminado é composto por derivados de madeira. Além disso, o piso vinílico é mais flexível e não sofre danos com a umidade, ao contrário do laminado, que pode estufar ou deteriorar em contato com a água.

Requer manta acústica?
Isso depende do modelo oferecido pelo fabricante. Os pisos vinílicos clicados da Tarkett, por exemplo, já vêm de fábrica com uma base acústica (chamada Soundblock), que reduz os ruídos e dispensa o uso de manta.
Essa tecnologia proporciona uma absorção sonora de aproximadamente 20 dB, um desempenho superior ao dos pisos vinílicos tradicionais.

Posso instalar em áreas externas?
Independentemente do tipo, o piso vinílico não é recomendado para áreas externas totalmente expostas ao sol, intempéries e variações climáticas.
A exposição a esses fatores pode causar diversos problemas, como deformações, descolamento e desbotamento da superfície, comprometendo a durabilidade e a estética do revestimento.

Posso lavar?
Diferentemente do piso vinílico colado, a Tarkett não recomenda lavar o modelo clicado. No entanto, isso não ocorre por risco de danificar o material – como mencionado anteriormente, o vinílico não estufa, mofa ou deteriora com a umidade.
O motivo para evitar a lavagem convencional (com baldes de água, por exemplo) está no método de instalação. No modelo clicado, as placas e réguas são apenas encaixadas sobre o contrapiso, sem o uso de adesivo.
Se houver acúmulo excessivo de água, ela pode escorrer pelas juntas e se infiltrar no contrapiso, causando mau cheiro e outros problemas. Por isso, a recomendação é realizar a limpeza com panos úmidos, uma opção mais prática e econômica.