Aprenda a fazer quadros com folhas e flores secas

A arquiteta Patricia Cillo, responsável pelo projeto da capa de junho de MINHA CASA, ensina todos os macetes

Por Texto: Daniel John Furuno | Reportagem Visual: Juliana Corvacho | Fotos: Luis Gomes Atualizado em 9 set 2021, 20h59 - Publicado em 6 jul 2017, 12h00

Se você gostou dos quadrinhos na parede do quarto que estampa nossa capa de junho, saiba que não são ilustrações, mas plantas de verdade. E o melhor: é fácil fazer igual! A arquiteta Patricia Cillo, responsável pelo projeto, ensina todos os macetes.

Luis Gomes/Minha Casa

Você vai precisar de:
– Folha ou flor
– Livro grosso
– Papel-toalha
– Papel-cartão na cor desejada
– Tesoura
– Cola branca
– Bandeja
– Rolinho de espuma
– Moldura pronta (usamos a Milo Natural, 24 x 30 cm, de MDF, da Inspire. Leroy Merlin, R$ 44,90)

Luis Gomes/Minha Casa

1. Verifique se a folha ou flor cabe inteiramente no livro – ele funcionará como prensa, ajudando a secar a peça e deixá-la retinha. Envolva-a com papel-toalha e posicione-a entre as páginas. Feche o livro e, se quiser, coloque um peso sobre ele.

Luis Gomes/Minha Casa
Continua após a publicidade

2. O tempo de secagem varia conforme a espécie – vá acompanhando o progresso. Se quiser um visual natural, alguns dias devem bastar; se preferi-la mais seca, aguarde algumas semanas. Depois de pronto, passe cola em um dos lados.

Luis Gomes/Minha Casa

3. Fixe a folha ou flor no papel-cartão da cor escolhida – é interessante explorar o contraste entre os dois. Lembre-se de considerar, também, as tonalidades do passe-partout e da moldura para criar uma composição adequada.

Luis Gomes/Minha Casa

4. Pronto, agora é só encaixar na moldura! Solte a criatividade para fazer outras peças, usando diferentes tipos de folhas e flores, mudando as cores do papel-cartão e alternando as medidas dos quadros. Por fim, combine todos em um arranjo.

Luis Gomes/Minha Casa

Preço pesquisado em 18 de maio de 2017, sujeito a alteração

Continua após a publicidade

Publicidade