Aprenda a fazer pintura em pratos de porcelana

Gostou dos pratos pintados à mão que embelezam nosso ambiente de capa da edição de abril? Pois as arquitetas do escritório Doob, responsáveis pelo projeto ensinam a fazê-los. Você pode criar seus próprios desenhos ou baixar e imprimir a ilustração usada neste passo a passo.

Por Texto: Daniel John Furuno | Reportagem Visual: Juliana Corvacho | Fotos: Luis Gomes Atualizado em 9 set 2021, 22h47 - Publicado em 5 abr 2017, 12h52

Você vai precisar de:

Prato de porcelana desenho em papel sulfite

Lapiseira com grafite 2B (0,7 mm)

Lápis (Carpinteiro, da Faber-Castell. Staples, R$ 5,49)

Caneta para porcelana (Creative Marker 2 mm, da Compactor. Casa da Arte, R$ 17,40) 

Ajuste o tamanho da impressão de modo que o desenho caiba no prato. Com a lapiseira, trace todo o contorno. Pode forçar um pouco a mão – o ideal é que o grafite fique bem marcado no papel para facilitar na hora de passá-lo para a porcelana. 

Continua após a publicidade

Vire a folha e coloque o desenho na posição desejada. Se quiser, prenda o papel no prato com fita crepe para evitar que ele se mova. Use o lápis para riscar com força toda a área da impressão, sem deixar espaços em branco.

Retire o sulfite – o desenho deve ter ficado marcado no prato. Caso prefira criar sua própria arte no computador, lembre-se de espelhar a imagem (flip horizontal) antes de imprimi-la para que ela fique no sentido correto quando for transferida. 

Com a caneta, risque o contorno e preencha os trechos que quiser. “Para garantir a fixação do desenho, deve-se queimar a porcelana já pintada no forno a 160°C por 90 minutos”, ensina Beatriz Ottaiano, do Doob. 

Clique aqui para baixar o molde da ilustração

Preços pesquisados em 20 de março de 2017, sujeitos a alteração. 

Continua após a publicidade

Publicidade