Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

ALERTA! Perigos escondidos na limpeza

Ter a casa limpa é algo saudável e prazeroso, mas misturas e "trends" populares na redes sociais podem ser danosos. Confira o que podem ser perigos ocultos:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 jul 2025, 19h00
ALERTA! Perigos escondidos na limpeza
 (Reprodução/Freepik)
Continua após publicidade

Não há nada mais prazeroso do que uma casa limpa, organizada e cheirosa. Mas por trás de tantos atributos podem haver perigos escondidos na rotina da limpeza e que passam despercebidos na correria do dia a dia e no trabalho “automático”.

“A manutenção da casa é primordial para manter a segurança dos seus moradores, mas quem cuida da faxina também precisa estar atenta a algumas situações para evitar acidentes e até colocar a vida em risco”, alerta Adriana Saeka, especialista em limpeza da Ecoville Canoas.

Confira cinco situações de limpeza listadas pela Adriana que podem ser arriscadas e fixe na porta da geladeira para nunca se esquecer!

Janelas e vidraças

Revestimentos marmorizados e cristaleiras com vidro reflecta dão ar sofisticado à apê clássico. Projeto de Mari Milani.
Projeto de Mari Milani. (Bianca Versolato/Divulgação)

Aqui a atenção deve ser redobrada para quem mora em casas assobradadas e prédios. Na maioria das vezes, a pessoa se pendura e se projeta para fora para limpar a parte externa das janelas. “Isso jamais deve ser feito. Para alcançar esses espaços, existem utensílios específicos que utilizam ímãs para prender a parte de dentro com a parte de fora. Assim é possível percorrer a parte externa com segurança”, diz a especialista. “Agora se a janela for do tipo veneziana ou similar, o prédio precisa contratar uma empresa especializada e fazer uma limpeza geral de tempos em tempos”, completa.

Desníveis e degraus

O ideal é sempre prestar bastante atenção por onde se está andando. “O tempo todo temos que ter em mente que um acidente pode acontecer, isso nos mantém alertas. Mas, mesmo que não seja uma solução esteticamente bonita, dependendo, é bom colocar aquelas faixas adesivas no chão sinalizando um desnível ou degrau mais perigoso. A saúde vale mais que a estética”, diz Saeka. “Essa faixa é válida também para quem tem portas de vidro, porque é bem comum as pessoas, na pressa, bater forte a cabeça, correndo o risco de, em ambas as situações, se machucar gravemente”, explica.

Continua após a publicidade

Pisos lisos e tapetes

Como limpar e tirar manchas de piso de porcelanato
(Designed by Freepik/Freepik)

Outros vilões da segurança doméstica. Quem nunca tropeçou ou escorregou num tapete não sabe o que é viver com emoção. E aquele chão molhado cheio de sabão? “Pisos antiderrapantes são as melhores opções para as residências, especialmente se há crianças ou idosos morando nelas. No caso dos tapetes, é possível colocar um adesivo próprio para esta finalidade para que ele não se movimente quando alguém pisa nele”, orienta Adriana.

Fios elétricos soltos ou desencapados

Quais são os sinais para trocar a instalação elétrica
(Carmehil/Divulgação)

Sempre fique de olho na manutenção da rede elétrica da casa. “Observe se os aparelhos piscam de vez em quando e sempre olhe as caixinhas de tomadas. Se necessário, chame um eletricista para fazer essa vistoria. Como a limpeza da casa envolve o consumo de água, o risco de um choque é iminente e dependendo da voltagem, ele pode ser fatal”, alerta a especialista.

Continua após a publicidade

Misturinhas caseiras

Vinagre não é tudo igual: saiba qual o certo para limpar a sua casa.
(Freepik/Divulgação)

Elas são famosas e viralizam na internet, mas são um verdadeiro perigo. É muito comum ver misturas para limpeza, é até mesmo tentador fazer algumas delas, mas nenhuma deve ser utilizada. “Embora pareçam inofensivas, as misturas acabam combinando diferentes componentes químicos que podem causar alergias e intoxicações à saúde, além de danos nas superfícies onde são aplicadas”, explica Adriana.

“Ter em mente esses perigos invisíveis e tomar medidas preventivas, sem a mentalidade de que com a gente nunca vai acontecer, é possível evitar acidentes graves e colaborar para um ambiente seguro e saudável para todos”, finaliza a especialista da Ecoville.

Publicidade