Mulher cria floresta urbana com 500 plantas em seu apartamento
A bióloga e modelo Summer Rayne Oakes cultiva mais de 500 vasos de 200 espécies diferentes em seu apartamento. Nenhum ambiente fica de fora de sua floresta particular
O que acontece quando a moradora de um prédio no meio de Nova York ama plantas, mas não pode ter um jardim? Ela povoa sua casa com 500 vasos de 200 espécies diferentes!
Formada em biologia e entomologia, a modelo Summer Rayne Oakes tem uma grande paixão pela natureza que começou na infância, quando morava em uma casa no interior.
Do quarto até a sala de estar, o loft urbano que habita agora é entrecortado por folhagens, jardins verticais, plantas no chão e vasos suspensos. As espécies que ocupam o espaço de 111 metros quadrados não são apenas decorativas: na cozinha, Summer cultiva um jardim de ervas aromáticas. O closet também passou por uma transformação, ganhando uma horta de vegetais.
De acordo com uma entrevista concedida ao Modern Farmer, criar essa floresta particular é um privilégio: “tenho sorte de possuir janelas em todos os lados da casa, uma virada para o sul, recebendo muita luz, e outra para o norte”. A bióloga passa pelo menos meia hora diariamente regando-as, uma atividade que para ela representa um momento de meditação.
Mas não é só de regas manuais que vivem suas companheiras de apartamento. Várias medidas também foram tomadas para suas sobrevivências: embaixo da pia da cozinha, Summer guarda um kit de vermicultura; uma composteira é responsável pelo adubo da casa; algumas plantas precisaram de iluminação em LED e seus jardins verticais foram presenteados com um sistema de subirrigação que água as plantas automaticamente.
Dá para dizer que as plantas retribuem todo esse cuidado: além de purificar o ar, elas embelezam cada canto do lugar.