Casa pequena: 4 erros de decoração para evitar
Casas e apartamentos pequenos podem ser tão belos e funcionais quanto os grandes espaços, desde que você não cometa estes quatro erros
Ninguém precisa de espaços grandes para viver bem. O difícil mesmo é saber decorar casas e apartamentos pequenos como são, respeitando suas particularidades. Para conseguir isso, preste atenção nesses quatro erros e aprenda a resolvê-los!
1. Não procurar por móveis versáteis
Todos devem ser um pouco como o geminiano da nossa matéria sobre o estilo da casa de cada signo, procurando por móveis simples, leves e versáteis. Isso significa que, antes de comprar um móvel, você precisa considerar como ele pode ser usado de maneiras diferentes — é sempre bom que ele seja multifuncional e, mesmo que não tenha sido feito com esse propósito, pode ser que você descubra outras formas de aproveitá-lo.
O sucesso do espaço pequeno está na capacidade de reconfigurar o lar conforme a vida e suas necessidades mudam, e pensando assim fica fácil!
O ambiente da foto aproveita uma mesa de canto para completar a composição de centro, trazendo dinâmica e mais opções para a configuração da sala.
2. Renove os armários e espaços de acordo com suas necessidades
Não se contente com os armários que já estão na casa ou apartamento novo! Sempre reflita sobre seus pertences, pensando de maneira realista no que você precisará guardar. A partir disso, defina novos espaços de acordo com o que tem — troque um gabinete por uma estante, por exemplo. Essas ações otimizam a organização do dia a dia para fazer mais sentido na sua vida, e não na do antigo morador.
3. Pensar que você PRECISA de algo
Vai dizer que você nunca comprou uma calça que não precisava, mas estava na moda, uma caneca porque era bonita, um edredom que você nem tem onde por? Esse tipo de atitude é perigosa quando envolve móveis e acessórios da casa, não importa o tamanho do lugar!
Esse erro é comum porque acreditamos que, para um quarto ser reconhecido como tal, por exemplo, precisamos obrigatoriamente de um conjunto de móveis: cama, duas mesas de cabeceira, dois abajures, um armário, tapete e por aí vai. Não deve ser assim! Cada casa tem uma necessidade diferente e você deve dar prioridade a elas.
Na foto, a cabeceira é um futon aproveitado como colchão extra para as visitas. A estante foi colocada entre os dois armários, acima da cama, e a cabeceira é um modelo esguio e moderno, abrigando a moranga e o óculos de leitura.
Tenha sempre mente aberta para repensar as funções dos ambientes e quais objetos são realmente necessários.
4. Não tirar proveito de mobiliário sob medida
Os móveis sob medida são os grandes salvadores das casas pequenas. Vale a pena investir um pouco mais em algo que caiba perfeitamente no canto de uma sala de estar enxuta, que se arranjar com um móvel mais barato e que não contempla as necessidades do espaço.
O orçamento está curto? Aposte nos faça você mesmo! Com um pouco de prática e muito cuidado, você consegue renovar móveis e criar peças incríveis que ficarão perfeitas no seu lar. Já pensou que caixas de madeira e piso laminado podem se transformar em um rack incrível?
Inspire-se com uma galeria com 12 móveis repaginados:
Leia mais: Os 5 erros de quem mora em apartamentos pequenos, de acordo com o arquiteto Graham Hill