Casa Created with Sketch.

MDW 2019: os vencedores do Ro Plastic Prize são divulgados!

A galerista Rosana Orlandi (Ro) desafiou designers a trabalharem a reciclagem e reutilização do plástico, e reconheceu os melhores projetos! Conheça-os:

Rossana Orlandi, conhecida por unir o melhor da moda e do design, é um dos nomes mais falado durante a Semana de Design de Milão. Se você visitou nosso site ou acompanhou nossos stories no Instagram nos últimos dias, viu que a sustentabilidade está em alta no evento neste ano. Percebendo essa tendência, no fim de 2018 a galerista lançou o Prêmio Ro Plastic, com o intuito de desafiar os profissionais a trabalharem com o reuso do plástico.

Rossana Orlandi

Rossana Orlandi (Divulgação/Casa.com)

Entre os vencedores estão móveis feitos de plástico reciclado e tecidos criados a partir de sacolas plásticas. Na categoria de Design, o grande vencedor foi o estilista Alexander Schul, que desenvolveu uma cadeira, uma luminária e uma mesa lateral a partir de plástico reciclado.

Cadeira de Alexander Schul.

Cadeira de Alexander Schul. (Divulgação/Casa.com)

As peças foram criadas usando apenas folhas de poliestireno de alto impacto. Estes projetos são práticos e facilmente fabricáveis em grande escala quando métodos de produção eficientes são aplicados.

“Considerando o fato de que, apenas cerca de 40% do plástico na Europa é reciclado, esse projeto oferece uma oportunidade para aumentar esse percentual”, disse Schul. “Parte do problema poderia ser transformado em valor agregado”.

Luminária de Alexander.

Luminária de Alexander. (Divulgação/Casa.com)

Já na categoria têxteis, a dupla Hend Riad e Mariam Hazem, da Reform Studio, foi a vencedora. Eles fizeram uma linha de tecidos coloridos produzidos a partir de sacolas plásticas reutilizadas.

Tecido fabricado pela dupla.

Tecido fabricado pela dupla. (Divulgação/Casa.com)

Hend e Mariam pretendem promover o plástico como um recurso valioso, ao invés de lixo, quando aplicado em produtos do cotidiano, como bancos e cadeiras.

 (Divulgação/Casa.com)

Na categoria Projetos Conscientes de Inovação, a Precious Plastic, iniciativa liderada pelo design Dave Hakken, foi o grande destaque. Foram projetadas uma série de máquinas feitas para a reciclagem, além de diversos tutoriais em vídeo que mostram aos telespectadores como fazer as próprias máquinas.

 (Divulgação/)

Essas máquinas podem ser construídas em qualquer lugar do mundo, por quaisquer pessoas. Basta incluir um maquinário de trituração, um de extrusão, um de compressão e um de injeção.

Os vencedores foram escolhidos por um júri internacional, que avaliou a forma de aproveitamento dos materiais, criatividade e resultado final dos projetos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s