MDW 2019: os vencedores do Ro Plastic Prize são divulgados!

A galerista Rosana Orlandi (Ro) desafiou designers a trabalharem a reciclagem e reutilização do plástico, e reconheceu os melhores projetos! Conheça-os:

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 16h10 - Publicado em 12 abr 2019, 15h43

Rossana Orlandi, conhecida por unir o melhor da moda e do design, é um dos nomes mais falado durante a Semana de Design de Milão. Se você visitou nosso site ou acompanhou nossos stories no Instagram nos últimos dias, viu que a sustentabilidade está em alta no evento neste ano. Percebendo essa tendência, no fim de 2018 a galerista lançou o Prêmio Ro Plastic, com o intuito de desafiar os profissionais a trabalharem com o reuso do plástico.

Rossana Orlandi Divulgação/Casa.com.br

Entre os vencedores estão móveis feitos de plástico reciclado e tecidos criados a partir de sacolas plásticas. Na categoria de Design, o grande vencedor foi o estilista Alexander Schul, que desenvolveu uma cadeira, uma luminária e uma mesa lateral a partir de plástico reciclado.

Cadeira de Alexander Schul. Divulgação/Casa.com.br

As peças foram criadas usando apenas folhas de poliestireno de alto impacto. Estes projetos são práticos e facilmente fabricáveis em grande escala quando métodos de produção eficientes são aplicados.

“Considerando o fato de que, apenas cerca de 40% do plástico na Europa é reciclado, esse projeto oferece uma oportunidade para aumentar esse percentual”, disse Schul. “Parte do problema poderia ser transformado em valor agregado”.

Luminária de Alexander. Divulgação/Casa.com.br

Já na categoria têxteis, a dupla Hend Riad e Mariam Hazem, da Reform Studio, foi a vencedora. Eles fizeram uma linha de tecidos coloridos produzidos a partir de sacolas plásticas reutilizadas.

Continua após a publicidade

Tecido fabricado pela dupla. Divulgação/Casa.com.br

Hend e Mariam pretendem promover o plástico como um recurso valioso, ao invés de lixo, quando aplicado em produtos do cotidiano, como bancos e cadeiras.

Divulgação/Casa.com.br

Na categoria Projetos Conscientes de Inovação, a Precious Plastic, iniciativa liderada pelo design Dave Hakken, foi o grande destaque. Foram projetadas uma série de máquinas feitas para a reciclagem, além de diversos tutoriais em vídeo que mostram aos telespectadores como fazer as próprias máquinas.

Divulgação

Essas máquinas podem ser construídas em qualquer lugar do mundo, por quaisquer pessoas. Basta incluir um maquinário de trituração, um de extrusão, um de compressão e um de injeção.

Os vencedores foram escolhidos por um júri internacional, que avaliou a forma de aproveitamento dos materiais, criatividade e resultado final dos projetos.

Continua após a publicidade

Publicidade