Descubra flores incríveis para plantar no jardim de verão
Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 11h50 - Publicado em 16 jun 2022, 19h00
Todos os tipos de cosmos não são apenas fáceis e baratos de cultivar, mas também produzem uma abundância de lindas flores. Eles são nativos do México, onde florescem em tons de rosa, branco e laranja em prados e arbustos ao sol.
O nome deriva do grego kosmos, que significa “beleza e harmonia do universo”, e foi adotado por padres missionários espanhóis no país de origem da planta, que apreciavam o círculo de pétalas uniformemente organizado da flor.
Variedades mais comuns
Existem três tipos principais de cosmos amplamente disponíveis para os jardineiros: dois anuais e um perene. As formas anuais (Cosmos bipinnatus e C. sulphureus) são semi-resistentes, o que significa que devem ser semeadas sob cobertura antes do inverno.
Tendo apenas um ano para darem sementes, elas florescerão com grande abundância. C. sulphureus produz flores amarelas, vermelhas ou alaranjadas, enquanto C. bipinnatus é geralmente rosa ou branca. A forma perene tuberosa é a C. atrosanguineus com aroma de chocolate, que deve ser cultivada como uma dália.
A maioria dos jardineiros tende a cultivar as formas rosa ou brancas do Cosmos bipinnatus. Habituado a poda e rebrota (como uma ervilha-de-cheiro), C. bipinnatus deve ser colhido regularmente para que o vaso mantenha seu impressionante poder de floração.
Também é uma excelente adição se você estiver procurando por flores amigas da vida selvagem, já que seu néctar atrai polinizadores como abelhas.
Continua após a publicidade
Outros tipos
Todos esses tipos de cosmos vão trazer charme e cor e atrairão polinizadores para o jardim. Eles incluem plantas anuais floríferas que podem ser cortadas e plantas perenes perfumadas que florescem em tons escuros. Confira na galeria abaixo!