Saiba como plantar coentro

O tempero tem folhas com gosto marcante e sementes apimentadas

Por Nádia Simonelli 4 ago 2020, 12h38
reprodução/CicloVivo

Ame-o ou odeie-o! É a frase que melhor caracteriza este tempero que pode até de relance lembrar a salsinha com suas folhas parecendo saiotes, mas com um gosto muito particular que movimenta muitos fãs por ai, assim como não adeptos.

Sim, estou falando do coentro (Coriandrum sativum) uma erva que já era utilizada na Grécia antiga, mas para embalsamar corpos e para alívios estomacais, já hoje é muito utilizada nas diversas culinárias ao redor do mundo, e aqui no Brasil se faz presente, principalmente, na culinária baiana.

Suas folhas acrescentam um toque de frescor aos pratos, mas não só elas são comestíveis, suas sementes possuem um sabor adocicado, picante e também intenso, utilizadas para preparos em pães e biscoitos, ou até em licores e cervejas.

reprodução/CicloVivo
Continua após a publicidade

Plantio e tratos

Além de plantados em canteiros, o coentro se desenvolve muito bem em vasos ou jardineiras. Escolha vasos de  pelo menos 15 cm de diâmetro, 20 cm de profundidade e com furos, e não se esqueça, a montagem é igual como para todas as outras ervas e temperos; camada drenante, manta drenante, ou outro elemento que faça a mesma função como o jornal, e o substrato correto.

Para plantar em conjunto, escolha espécies que gostam da mesma intensidade de luz e rega, como a sálvia. Mantenha seu coentro saudável, cuidando também para que nenhum inseto ou doença o ameace, fazendo uma limpeza sempre das folhas secas e observando os versos de suas folhas.

Leia o conteúdo completo no site CicloVivo!

Continua após a publicidade

Publicidade