Primavera: como cuidar das plantas e flores na decoração durante a estação

Para celebrar a estação e introduzir em sua casa mais cores, aromas e beleza, confira abaixo 5 dicas dadas pela arquiteta Gabriela Lemos

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 15h49 - Publicado em 24 set 2019, 15h53
Ipês do Parque Ibirapuera durante a primavera. Divulgação/Casa.com.br

O dia de ontem (23) deu início à estação mais florida e colorida do ano, a Primavera! Além de pedir pelo bem-estar e dias ao ar livre, a estação também incentiva a deixar a casa mais bonita e aconchegante, com plantas e flores compondo harmoniosamente a decoração.

Lembre-se, porém, que elas precisam de cuidados“Plantas e flores precisam ficar sempre em locais arejados. E fique atento, pois quando as folhas amarelam pode ser excesso de luz e quando escurecem, pode ser indício da falta de luminosidade”, diz a arquiteta Gabriela Lemos, parceira da Maria Brasileira.

“Caso haja mudanças na coloração das folhas, de forma homogênea, mude a planta de local imediatamente”, completa. Para te ajudar a colorir a casa sem deixar de lado a atenção com as plantinhas, Gabriela dá cinco dicas primordiais. Confira-as abaixo:

Água

Divulgação/Casa.com.br

Esquecer de regar as plantas em um dia e fazê-lo em excesso no outro é problema na certa: essa atitude pode ocasionar em folhas e botões apodrecidos. Por isso, lembre-se de manter um cronograma de rega constante.

Luz

Divulgação/Casa.com.br

As plantas indicadas para se ter em casa precisam de certa quantidade de luz para a realização da fotossíntese. Não se esqueça de colocá-las perto de janelas ou ar livre para que possam receber a luz!

Continua após a publicidade

Temperatura

Divulgação/Casa.com.br

As plantas precisam estar em lugares arejados, mas sempre tome cuidado com correntes de ar, pois a mudança brusca de temperatura pode ressecar a folhagem.

Adubação

Divulgação/Casa.com.br

As plantas necessitam de nutrientes que podem ser obtidos por meio de adubação orgânica uma vez por ano ou adubação química uma vez por semana.

Cuidados

Divulgação/Casa.com.br

Retire folhas e ramos mortos ou doentes constantemente e troque de vaso sempre que necessário. Assim, você manterá a boa aparência da sua planta. 

“Com plantas e flores bem cuidadas, sua casa estará sempre cercada de verde e bonita por natureza”, finaliza Gabriela.

Continua após a publicidade

Publicidade