5 espécies de plantas que entram em dormência no inverno
Antes de se desesperar ao ver sua planta murchar, confira esta lista para ver se ela não está só "hibernando"
O frio chegou e quem é jardineiro experiente já sabe que algumas plantas entram no período de dormência nesta época. Porém, para os iniciantes, ver sua folhagem ou flor secando é um tanto quanto desesperador. Então, o paisagista Maer Jose da Silva do GetNinjas elencou 5 espécies comuns que entram em “hibernação” no inverno para que você não se livre do seu vaso pensando que falhou como mãe ou pai de planta.
1. Alocasia
No outono e no inverno, devido ao frio, esta planta entra em estado de dormência. Com isso, a solicitação por água cai drasticamente. Nesses meses, é preciso irrigá-la em quantidades mínimas e somente quando o solo estiver seco.
No período de dormência elas podem perder parcial ou total as folhas, mas na Primavera ela “rebrota”.
2. Caladium
Durante o inverno o caládio entra em repouso e aparenta estar morto, mas nascem novos brotos na primavera. Neste período as adubações devem ser suspensas e podemos remover os bulbos e guardá-los em local seco, sombreado e fresco. Nesse período diminuímos as regas para uma vez por semana.
3. Cissus Javana
Durante o inverno, especialmente se você vive em uma área de clima mais frio, você pode cobrir a planta com um cobertor ou movê-la para um local protegido durante o inverno.
4. Dioscorea Discolor
https://br.pinterest.com/pin/dioscorea-discolor-ornamental-yam-in-2021–690528555363463082/
É uma trepadeira perene que produz caules anuais. Esses caules se arrastam pelo chão ou se entrelaçam na vegetação circundante. Ao escolher um local de pouso, deve-se ter em mente que ela precisa primeiro de proteção para o inverno, porque pode morrer devido à geada. Não é recomendado cavar o solo, porque as raízes da planta estão perto da superfície.
5. Philodendron Warscewiczii
A Philodendron Warscewiczii perde as folhas no inverno, ficam amareladas mas voltam a brotar na Primavera. Se o lugar onde você mora tem um clima subtropical, você pode colocá-lo dentro ou fora de casa. Se, por outro lado, sua região tem variações de temperaturas mais intensas, é melhor colocá-la em um espaço interno protegido de frio extremo e calor.