Jiboia x Filodendro: qual a diferença?
Por serem extremamente populares nos interiores das casas, muitas pessoas chegam a confundir as duas
Mesmo os grandes amantes de plantas podem confundir a jiboia com o filodendro, e vise versa. Apesar de serem plantas diferentes, elas têm muitas das mesmas necessidades, e são bastante parecidas visualmente.
A paisagista Renata Guastelli nos explicou as peculiaridades de cada uma. “Jiboia e filodendro são duas espécies de plantas tropicais que podem ser cultivadas em ambientes internos ou externos. Ambas têm folhas verdes e brilhantes, mas se diferenciam pelo formato e pela forma de crescimento“.
*Vale sempre lembrar, antes de mais nada, que ambas são tóxicas para cães e gatos. Tome cuidado ao cultivá-las perto deles.
Taxonomia
Esse é o nome dado ao ramo da ciência que se encarrega das classificações de grupos de organismos biológicos. Aqui, as plantas são nomeadas e organizadas em ordens, famílias, gêneros e espécies (indo do menos específico até o mais específico, nesta ordem). A jiboia e o filodendro pertencem à mesma ordem, Alismatales, e à mesma família, Araceae, porém são gêneros separados: a jiboia no Epipremnum e o filodendro segunda ao Philodendron.
Crescimento
Segundo Renata, a jiboia é uma planta trepadeira, ou seja, ela pode ser cultivada em suportes ou em vasos suspensos. Já o filodendro é uma planta arbustiva, que pode atingir até 2 m de altura.
Rega e luz
Ambas as plantas precisam de cuidados similares. A jiboia precisa de luz indireta e regas regulares sem encharcar o solo. O filodendro, mais sensível à luz, prefere locais sombreados e úmidos, mas deve ser regado somente quando o solo estiver seco ao toque.
Forma e textura da folha
Analisar as folhas é o jeito mais fácil de conseguir detectar os dois gêneros. As folhas dos filodendros possuem uma forma de coração mais alongada, são mais finas e com textura macia.
Já as jiboias exibem folhas maiores, grossas e cerosas.