Continua após publicidade

27 opções de hortaliças para plantar em novembro

A lista do mês é extensa: abóbora, beringela, espinafre, rúcula, salsa, pepino, rabanete, melancia....

Por Redação
Atualizado em 6 dez 2023, 13h35 - Publicado em 15 nov 2023, 12h06

Cada mês do ano possui suas particularidades em relação ao desenvolvimento de determinadas cultivares, dessa forma, as sementes germinam de forma adequada levando em conta sua época e região. Para quem gosta de plantar ou quer começar a realizar plantios neste mês de novembro, a ISLA Sementes apresenta 27 opções de cultivo ideiais para a época!

Em todo o país hortaliças como abóbora, abobrinha, alfaces de verão, berinjela, beterraba, cebolinha verde, cenoura de verão, coentro verdão, couve manteiga da georgia, espinafre, feijão-vagem, manjericão, repolhos de verão, rúcula e salsa podem ser plantadas. É importante se atentar a todas as instruções da embalagem da semente para que ela possa crescer sem problemas.

Mas, se você mora na Região Sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais, tem algumas outras hortaliças que podem ser cultivadas como chicória, couve-brócoli ramoso, maxixe, melancia, melão, rabanete, pepino, pimenta cayene, pimentão, quiabo e tomate.

Passo a passo de como plantar hortaliças:

27 opções de hortaliças para plantar em novembro
(Divulgação/Casa.com.br)

Escolha entre as opções citadas a semente de hortaliça que mais lhe agradar. Em seguida, escolha um local em sua casa que receba luminosidade por um bom período ao longo do dia, para que a cultivar possa crescer sem ser prejudicada pela falta de luz.

Continua após a publicidade

Após essas duas etapas, escolha o local em que será realizado o plantio como vaso, canteiro ou floreira, é importante que seja um ambiente com boa drenagem. Em seguida, acrescente a terra com o adubo para nutrir e inserir a sua semente escolhida. Regue a semente diariamente de acordo com a sua necessidade.

Cuidados com as hortaliças:

Tomates cereja no pé
(Pixabay/CicloVivo)

Atente-se aos manejos necessários ao plantar, como por exemplo, o controle de umidade no solo através da rega adequada, já que normalmente neste período do ano em muitas regiões a tendência é que o solo mantenha mais a umidade, necessitando menos regas.

Vale lembrar que o excesso de umidade nas plantas pode promover um ambiente mais favorável a doenças.

Continua após a publicidade

Produtos para começar seu jardim!

Publicidade