Casa Created with Sketch.

Ficus é a nova queridinha dos apaixonados por plantas

Presente no paisagismo e na decoração de interiores, as espécies deste gênero fazem muito sucesso por aí. Confira como cuidar da sua e onde instalá-la!

 (Divulgação/Casa.com.br)

Seja nas decorações internas ou no paisagismo, a Planta Ficus parece ter chegado para ficar. Abrigando cerca de 755 espécies, este gênero vegetal é nativo da Ásia e pode ser usado das mais diversas formas – seja como arbustos e árvores ornamentais ou mesmo compondo cercas vivas em locais espaçosos.

A tendência tem se mostrado forte e comprovamos com dados: as buscas pela espécie cresceram 41% no Pinterest entre junho de 2018 e junho de 2019.

Planta perene, suas espécies devem ser cultivadas em pleno sol ou meia sombra, sempre em climas tropicais. Para aquelas cultivadas dentro de casa, uma ótima ideia é colocá-las perto das janelas, onde podem receber a luz do sol de forma mais sutil.

A planta se adapta em lugares que recebam bastante iluminação indireta e que possua circulação de ar, longe de ar condicionados”, afirma a paisagista Clariça Lima. “É importante não mudar muito o Ficus de lugar pois ele pode sentir”, completa.

 (Reprodução/Pinterest)

Outro conselho que paisagista dá para quem sonha em cultivar uma Ficus é se atentar às regas: “o solo precisa ser bem drenado e as regas devem ser feitas sempre que a sua superfície estiver seca, podendo ser checado com o dedo”, diz ela. Se as folhas estiverem amareladas, é sinal de que você está oferecendo água demais. Manchas marrons na folhagem, por outro lado, indicam deficiência de luz ou de água.

Não esqueça das raízes! Se elas estiverem forçando o vaso em que a planta está inserida, significa que é hora de dar a ela um espaço maior.

“Além do apelo estético que compõe muito bem com inúmeros estilos de arquitetura, plantas em casa têm funções de equilibrar o microclima do ambiente”, comenta Clariça. 

Para você que tem o sonho de uma Ficus própria, trazemos ainda cinco opções de cômodos na casa em que você pode instalar a sua plantinha! Confira:

No corredor

Enriquecendo a passagem entre os ambientes, a planta Ficus fica maravilhosa no corredor. Ao lado de aparadores e espelhos, ela compõe muito bem e dá um charme ao espaço. Gostou?

Na sala

A sala também é uma ótima opção de lugar para posicionar a sua plantinha, trazendo vida e cor ao espaço de estar.

Na cozinha

A cozinha não fica para trás: seja no piso ou sobre as bancadas, a planta Ficus garante mais alegria ao ambiente.

No quarto

Para quem gosta de ter a natureza sempre pertinho, também é possível levar a Ficus para o quarto (e dormir e acordar ao lado da sua amiga verde).

No banheiro

Incomum para muitos, o banheiro também é uma possibilidade de abrigo para a plantinha. Esta é, na verdade, uma ótima opção – a umidade do ambiente beneficia a nutrição do vegetal!

Lembre-se de que, melhor do que uma plantinha em casa, só duas! “Gostamos de usar a planta Ficus isolada por ser muito ornamental e majestosa por si só, porém também fica linda quando composta com outras vegetações de folhas largas, como o Filodendro Ondulado, criando assim um grande maciço verde”, comenta Clariça.

Agora que você sabe os segredinhos de cuidado, os melhores lugares para posicioná-la e uma outra opção de planta para uma linda composição, está esperando o quê para adquirir a sua Ficus?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s