Ficus é a nova queridinha dos apaixonados por plantas

Presente no paisagismo e na decoração de interiores, as espécies deste gênero fazem muito sucesso por aí. Confira como cuidar da sua e onde instalá-la!

Por Yara Guerra
Atualizado em 31 jan 2024, 19h00 - Publicado em 15 jan 2024, 19h00

Seja nas decorações internas ou no paisagismo, a Planta Ficus parece ter chegado para ficar. Abrigando cerca de 755 espécies, este gênero vegetal é nativo da Ásia e pode ser usado das mais diversas formas – seja como arbustos e árvores ornamentais ou mesmo compondo cercas vivas em locais espaçosos.

Planta perene, suas espécies devem ser cultivadas em pleno sol ou meia sombra, sempre em climas tropicais. Para aquelas cultivadas dentro de casa, uma ótima ideia é colocá-las perto das janelas, onde podem receber a luz do sol de forma mais sutil.

Cantinho de sala com sofá, luminária, mesinha lateral e planta
Projeto de Studio AG. (Fran Parente/Casa.com.br)

“A planta se adapta em lugares que recebam bastante iluminação indireta e que possua circulação de ar, longe de ar condicionados”, afirma a paisagista Clariça Lima. “É importante não mudar muito o Ficus de lugar pois ele pode sentir”, completa.

Outro conselho que paisagista dá para quem sonha em cultivar uma Ficus é se atentar às regas: “o solo precisa ser bem drenado e as regas devem ser feitas sempre que a sua superfície estiver seca, podendo ser checado com o dedo”, diz ela. Se as folhas estiverem amareladas, é sinal de que você está oferecendo água demais. Manchas marrons na folhagem, por outro lado, indicam deficiência de luz ou de água.

Projeto de Vivi Cirello. Na foto, sofá branco com almofada rosa, parede cinza com padrão cimento queimado e planta ficus.
Projeto de Vivi Cirello. (Lufe Gomes/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Não esqueça das raízes! Se elas estiverem forçando o vaso em que a planta está inserida, significa que é hora de dar a ela um espaço maior.

“Além do apelo estético que compõe muito bem com inúmeros estilos de arquitetura, plantas em casa têm funções de equilibrar o microclima do ambiente”, comenta Clariça.

Para você que tem o sonho de uma Ficus própria, trazemos ainda cinco opções de cômodos na casa em que você pode instalar a sua plantinha! Confira:

No corredor

Continua após a publicidade

Enriquecendo a passagem entre os ambientes, a planta Ficus fica maravilhosa no corredor. Ao lado de aparadores e espelhos, ela compõe muito bem e dá um charme ao espaço. Gostou?

Na sala

A sala também é uma ótima opção de lugar para posicionar a sua plantinha, trazendo vida e cor ao espaço de estar.

Na cozinha

Continua após a publicidade

A cozinha não fica para trás: seja no piso ou sobre as bancadas, a planta Ficus garante mais alegria ao ambiente.

No quarto

Para quem gosta de ter a natureza sempre pertinho, também é possível levar a Ficus para o quarto (e dormir e acordar ao lado da sua amiga verde).

No banheiro

Continua após a publicidade

Incomum para muitos, o banheiro também é uma possibilidade de abrigo para a plantinha. Esta é, na verdade, uma ótima opção – a umidade do ambiente beneficia a nutrição do vegetal!

Lembre-se de que, melhor do que uma plantinha em casa, só duas! “Gostamos de usar a planta Ficus isolada por ser muito ornamental e majestosa por si só, porém também fica linda quando composta com outras vegetações de folhas largas, como o Filodendro Ondulado, criando assim um grande maciço verde”, comenta Clariça.

Agora que você sabe os segredinhos de cuidado, os melhores lugares para posicioná-la e uma outra opção de planta para uma linda composição, está esperando o quê para adquirir a sua Ficus?

Produtos para começar seu jardim!

Publicidade