Como plantar e cuidar de jiboia
Este guia de cultivo irá te ajudar a manter esta planta de interior durante todo o ano
A jiboia ganhou o coração de todos pela sua beleza e também por ser uma das plantas mais fáceis de cuidar. Originária das ilhas da Polinésia Francesa no Pacífico, ela é a pedida perfeita para jardineiros iniciantes! Veja as dicas da paisagista Renata Guastelli para cultivá-la:
Como plantar a jiboia
“A jiboia é uma planta ornamental que se adapta bem a ambientes internos e externos. Ela é uma trepadeira que pode ser cultivada em vasos, cestas ou suportes, formando belos arranjos verdes”. A recomendação da paisagista é utilizar um vaso com furos de drenagem, com substrato rico em matéria orgânica e uma estaca ou arame para servir de apoio.
Como cuidar da jiboia
Luz
“Escolha um local com luz indireta e temperatura amena, e regue a planta sempre que o solo estiver seco ao toque”, afirma Renata.
Adubação
Com relação à adubação, ela deve ser feita a cada dois meses com um fertilizante líquido diluído na água.
Poda
“A poda da jiboia é opcional, mas pode ajudar a controlar o seu crescimento e estimular novas brotações. Basta cortar as pontas dos ramos com uma tesoura limpa e afiada”, diz a paisagista.
Dicas para cultivar jiboia
Algumas dicas para cuidar da jiboia são: evitar o sol direto, que pode queimar as folhas; manter a umidade do ar, borrifando água nas folhas; e limpar as folhas com um pano úmido para remover a poeira.