Casa Created with Sketch.

Aprenda a plantar tomilho

O tomilho é versátil, fácil de cultivar e pode ser usado na cozinha e para fins medicinais

 (reprodução/CicloVivo)

O tomilho não é tão “famoso” quanto outras ervas e temperos, mas uma vez que as pessoas experimentam essa planta no seu jardim e, principalmente, nas suas receitas, é paixão eterna!

O tomilho carrega no nome, derivado do grego Thymus, o significado de coragem, e por este motivo, na idade média, era ofertado aos cavaleiros antes de suas batalhas.

A espécie muito versátil! Do misticismo aos pratos, o Tomilho é muito utilizado em diferentes receitas, como de carnes vermelhas e brancas, conservas, molhos, legumes em gerais, saladas e até para aromatizar vinagres, seja ele ao natural, ou com suas folhas secas que acentuam seu sabor.

 (reprodução/CicloVivo)

Um outro motivo muito interessante de usar o Tomilho no preparo dos alimentos, é que ele possui Timol, uma substância com propriedades bactericidas e fungicidas, o que acaba conservando os alimentos por um período maior.

Existem diferentes espécies de Tomilho, estes originários das regiões do Mediterrâneo, da Ásia menor e do Norte da África, mas aqui no Brasil estamos mais habituadas com duas espécies, o Tomilho comum (Thymus vulgaris)  e Tomilho Limão (Thymus citriodorus), sendo o primeiro mais utilizado seco nos preparos, e de sabor mais forte e marcante, e o segundo, com suas folhas um pouco maiores, ao natural e de sabor mais suave e levemente cítrico.

 (reprodução/CicloVivo)

Sol e local de plantio

Diferenças nos usos, já na hora do cultivo ambos tem as mesmas necessidades, preferem sol direto de pelo menos 4 horas diárias, não são tão exigentes quanto a rega, podendo esperar seu substrato estar quase seco por completo para que faça a próxima rega, e são bastante tolerantes ao vento, sendo uma ótima opção para varandas!

Importante manter seu substrato/solo adubado mensalmente com seu adubo orgânico de preferência. Em caso de plantio em vasos ou jardineiras, que aliás o Tomilho vai super bem, não se esqueça de fazer o plantio com uma camada drenante para evitar encharcamento das raizes, e escolha suportes com no mínimo 30 cm de diâmetro, pois além de uma planta de ciclo de vida longo, também tem a característica de se espalhar sobre a superfície, assim como o hortelã.

Para ler o conteúdo completo, acesse o site CicloVivo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s