3 usos do mel na jardinagem

Além das receitas culinárias e benefícios para a sua saúde, o mel pode fazer muito bem para suas plantas

Por CicloVivo Atualizado em 3 ago 2021, 23h02 - Publicado em 4 ago 2021, 19h00

pote de mel arredondado de vidro em mesa de madeira branca com pequenas flores ao lado

Nas frutas, em bolos, pães, puro ou como adoçante natural para sucos e geleias, o mel é um ingrediente nutritivo e saboroso. Mas, além de trazer saúde e sabor para a sua vida, o mel pode ser um grande aliado das suas plantas. Graças às suas propriedades e nutrientes, o mel é um bom aliado em alguns momentos da jardinagem. Em todos os casos, é importante usar mel de boa qualidade e procedência.

Veja 3 maneiras de usar o mel nas suas plantas!

1. Raízes mais saudáveis

 

Continua após a publicidade

pote de mel de vidro arredondado com colher de pau coberta de mel. favas e flores espalhadas ao fundo
Araw General Trading/Reprodução

Graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas e a boa quantidade de energia que oferece, o mel é um ótimo aliado para manter as raízes fortes e ajudar no seu crescimento.

Quando for replantar alguma planta ou fazer mudas a partir de estacas, use a seguinte receitas: 2 colheres de sopa de mel em 2 xícaras de água fervida. Mexa bem e deixe a água esfriar totalmente. Então, mergulhe as raízes da muda ou a estaca nesta solução antes de plantá-las na terra.

Veja também

2. Fertilizante para frutíferas e flores

 

Continua após a publicidade

abelha europa pousada em flor roxa
Blain's Farm & Fleet/Reprodução

O mel não é apenas antibacteriano e antifúngico. É também uma excelente fonte de nutrientes e de elementos essenciais para as plantas, como o fósforo, potássio, ferro, magnésio e zinco.

Com esta composição, o mel é especialmente benéfico para flores e frutificação – e esta receita deve ser usada apenas uma vez ao ano, nesta época. Para fortalecer as suas árvores frutíferas ou flores, misture 2 colheres de mel em 7 xícaras de água fervida. Mexa bem e deixe esfriar totalmente. Depois é só regar.

3. Spray foliar

 

Continua após a publicidade

jardim com folhas exuberantes. Canteiros com pequenas flores laranjas ao fundo
The Spruce/K.Dave/Reprodução

Quando notar que as suas plantas estão fracas, o mel pode ser a solução. Se notar que as plantas estão com deficiência de nutrientes, especialmente aqueles que estão presentes no mel, elas podem ficar mais fortes com um spray aplicado diretamente nas folhas.

Misture 2 colheres de sopa de mel em um litro de água e borrife essa solução nas folhas das plantas fracas a cada duas semanas. Se a falha for falta de nutrientes, logo você verá resultados positivos.

Veja mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!

Continua após a publicidade

Publicidade