3 usos do mel na jardinagem
Além das receitas culinárias e benefícios para a sua saúde, o mel pode fazer muito bem para suas plantas
Nas frutas, em bolos, pães, puro ou como adoçante natural para sucos e geleias, o mel é um ingrediente nutritivo e saboroso. Mas, além de trazer saúde e sabor para a sua vida, o mel pode ser um grande aliado das suas plantas. Graças às suas propriedades e nutrientes, o mel é um bom aliado em alguns momentos da jardinagem. Em todos os casos, é importante usar mel de boa qualidade e procedência.
Veja 3 maneiras de usar o mel nas suas plantas!
1. Raízes mais saudáveis
Graças às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas e a boa quantidade de energia que oferece, o mel é um ótimo aliado para manter as raízes fortes e ajudar no seu crescimento.
Quando for replantar alguma planta ou fazer mudas a partir de estacas, use a seguinte receitas: 2 colheres de sopa de mel em 2 xícaras de água fervida. Mexa bem e deixe a água esfriar totalmente. Então, mergulhe as raízes da muda ou a estaca nesta solução antes de plantá-las na terra.
Veja também
- Acabe com as pragas das plantinhas com estes remédios caseiros
- S.O.S: por que minha planta está morrendo?
2. Fertilizante para frutíferas e flores
O mel não é apenas antibacteriano e antifúngico. É também uma excelente fonte de nutrientes e de elementos essenciais para as plantas, como o fósforo, potássio, ferro, magnésio e zinco.
Com esta composição, o mel é especialmente benéfico para flores e frutificação – e esta receita deve ser usada apenas uma vez ao ano, nesta época. Para fortalecer as suas árvores frutíferas ou flores, misture 2 colheres de mel em 7 xícaras de água fervida. Mexa bem e deixe esfriar totalmente. Depois é só regar.
3. Spray foliar
Quando notar que as suas plantas estão fracas, o mel pode ser a solução. Se notar que as plantas estão com deficiência de nutrientes, especialmente aqueles que estão presentes no mel, elas podem ficar mais fortes com um spray aplicado diretamente nas folhas.
Misture 2 colheres de sopa de mel em um litro de água e borrife essa solução nas folhas das plantas fracas a cada duas semanas. Se a falha for falta de nutrientes, logo você verá resultados positivos.
Veja mais conteúdos como este no site do Ciclo Vivo!