15 plantas que vão deixar sua casa mais bonita e mais cheirosa
Tome cuidado com algumas espécies nesta lista, pois são tóxicas para animais de estimação - sempre pesquise antes de comprar
As plantas de casa são conhecidas por seu apelo estético, mas conseguem ser muito mais do que apenas uma bela vista. Por exemplo, espécies com flores e ervas com qualidades perfumadas podem melhorar nossas vidas, deixando nossos espaços com um cheiro agradável e convidativo. E alguns ainda podem ser usados para adicionar sabor e intensidade aos alimentos que comemos.
1. Jasmim
O rico cheiro do jasmim o torna uma escolha para tudo, desde chá até velas perfumadas. Existem cerca de 200 espécies diferentes de arbustos e trepadeiras, mas nem todas possuem aroma.
Depois que suas flores desabrocharem, certifique-se de podar ou treinar os galhos, pois eles tendem a se espalhar. O jasmim é bastante fácil de cultivar, mas se desenvolve melhor com muita água e luz solar. Veja como cultivar aqui!
2. Lavanda
O perfume de lavanda é conhecido por seu efeito calmante e fragrância durante todo o ano. Estas plantas não exigem muita manutenção, portanto, qualquer lugar que não tenha umidade excessiva é adequado para elas. As hastes podem ser aparadas após a muda florescer para promover um novo crescimento. Veja como cultivar aqui!
3. Calamondina
A calamondina apresenta um cheiro sutil. Ela prospera em áreas bem iluminadas e pode ser movida ao ar livre em dias quentes e ensolarados. Esta variedade anã floresce o ano todo e se dá bem quando fixada em recipientes.
Uma vez que suas delicadas flores brancas caem, uma pequena laranja cresce do botão. A fruta é comestível para os seres humanos. A rega adequada é fundamental: não coloque água demais, mas também não deixe secar, pois isso fará com que suas folhas caiam.
4. Eucalipto
Com sua fragrância amadeirada e refrescante, esta planta vem em mais de 700 espécies diferentes. Na natureza, eles podem crescer até 9 m de altura, mas em ambientes fechados eles se saem bem em áreas espaçosas e ensolaradas. Eles são tolerantes à seca, então deixe o ramo secar completamente entre as regas e certifique-se de que haja muitos furos no vaso para drenagem.
5. Hortelã-verde
Perene de cheiro fresco, a hortelã possui um crescimento rápido e é de baixa manutenção. A hortelã de jardim mais comum é a hortelã-verde, mas você também pode encontrar variedades como mentha suaveolens e hortelã-pimenta.
Você precisará podar regularmente, mantê-lo em sombra parcial e permitir que o solo permaneça um pouco úmido. As folhas podem ser usadas de várias maneiras, frescas ou secas.
Atenção: tóxico para cães e gatos.
6. Alecrim
O alecrim tem um cheiro picante distinto, é uma planta saudável e robusta que cresce abundantemente – contanto que você o proteja de áreas com correntes de ar. Faça podas de vez em quando e não regue demais, basicamente você pode deixá-lo sozinho.
Pode ser apreciado por sua fragrância ou usado como tempero em inúmeros pratos. Se plantada em condições quentes, floresce o ano todo. Veja outras ervas que você pode cultivar em sua horta aqui!
7. Gerânios (Pelargonium graveolens)
O gerânio é uma espécie que tem um aroma suave e terroso que não dominará uma sala. Diversas variedades possuem diferentes cheiros e cores. Eles ficam lindos em qualquer vaso e exigem apenas um peitoril da janela iluminado pelo sol em troca. Retire todas as partes mortas ou murchas para permitir um novo crescimento. Tanto as folhas quanto as flores são comestíveis para os seres humanos. Veja tudo sobre a flor aqui!
Atenção: tóxico para cães e gatos.
8. Jasmim gardênia
Este arbusto perene tem flores brancas elegantes e um perfume suave semelhante ao do jasmim. Mesmo quando cultivadas ao ar livre, obter o equilíbrio certo de sol, água e temperatura para vê-las prosperar pode ser desafiador.
Eles não se saem bem se forem muito movimentados, então escolha um local, de preferência com alguma umidade, e mantenha-os lá durante o período. Fique de olho em pragas nas folhas e remova todas as flores que ficarem marrons.
Atenção: tóxico para cães e gatos.
9. Jacinto
Para uma flor tão frágil, o perfume de um jacinto pode ser bastante intenso. Para plantá-los dentro de casa, você deve primeiro “forçá-los” dos bulbos. Forre um recipiente raso com água e pedras e mantenha-os no escuro por vários meses. Quando as raízes se firmarem, coloque-as em sol parcial a pleno. Junto com caules verdes finos, flores brilhantes e coloridas crescem cerca de 30 cm de altura.
10. Minirrosa
Existem centenas de variedades de rosas em miniatura, mas os híbridos aromáticos estão no topo da lista quando se trata de esplendor perfumado. Minirrosas florescem várias vezes ao ano, desde que sejam podadas e tenham muito sol. Os tipos trepadeiras podem exigir uma treliça interna.
Certifique-se de que o solo seja levemente ácido e rico em nutrientes. Enquanto elas funcionam bem em recipientes e vasos, se saem melhor como mudas de casa “temporárias”. Para um crescimento ideal e poder de floração, leve-as para o ar livre depois de desfrutá-las no interior. Lembre-se de que essas rosas têm espinhos, o que pode ser um problema para crianças pequenas ou animais de estimação.
11. Erva-cidreira
A erva-cidreira é uma adição brilhante e cheirosa ao seu lar. Popular por seu repelente de insetos embutido, citronelal, você pode esfregar as folhas na pele e levar o cheiro com você.
Contanto que tenha pelo menos cinco horas de luz solar, a espécie cresce facilmente em aglomerados espessos com o mínimo de cuidado e fertilização. Nas estações mais quentes, pode ser movido para o exterior, onde atrairá abelhas e repelirá insetos.
12. Jasmim-manga
Com uma fragrância tropical que certamente evoca imagens da vida na ilha de origem, Havaí, o tipo é uma árvore alta e magra que não tolera o frio. Posicione-a em local com luz voltada para o norte ou para o sul. Nebulizar suas folhas e controlar a umidade faz ela ir longe.
Nos meses mais frios, reduza as regas e deixe-a dormente. As flores, que podem ser rosadas, amarelas ou brancas, são lindas quando usadas na confecção de colares ou como guarnição comestível.
13. Manjericão-de-folha-larga
Cultivar manjericão dentro de casa fará com que qualquer espaço cheire a um restaurante em funcionamento. Suas folhas grandes, exuberantes e verdes podem ser colhidas para pratos culinários que vão de sopas a molhos, pizzas e saladas.
Outras variedades incluem manjericão Tailandês, limão e canela. Regue regularmente e garanta que sua muda receba pleno sol da manhã sem muito calor. Uma vez que floresce, perde o sabor e começa a morrer, então continue a colher as folhas com frequência.
14. Azeitona doce (Osmanthus fragrans)
As azeitonas doces vêm em cerca de 15 espécies diferentes e seu cheiro frutado foi comparado a pêssegos e damascos. Esta espécie em particular é a mais perfumada de todas e floresce duas vezes por ano. É importante regar lentamente, certificando-se de que o solo permaneça bem drenado.
Elas não requerem poda e se saem bem como árvores de contêiner de baixa manutenção. Deixe pelo menos quatro horas de sol direto.
15. Narcissus pseudonarcissus
Com seu aroma de baunilha e cores alegres, os narcisos representam a essência da primavera. Um membro da família amarílis, existem mais de 13.000 tipos.
Para cultivo interno, seus bulbos devem ser deixados em um local escuro e fresco antes de enraizarem e crescerem. As flores de narciso duram várias semanas, mas uma vez que elas caem, não florescem novamente.
*Via Tree Hugger