Casa Created with Sketch.

Sustentabilidade é tema de produtos e discussões na Stockholm Design Week

Marcas se mostraram preocupadas com pegada de carbono e resíduos, e palestras abordaram a postura de grandes escritórios

 (Reprodução Dezeem/Casa.com.br)

A preocupação ambiental foi o foco na Stockholm Design Week 2020, na Suécia. O site Dezeen separou os lançamentos e produtos cuja base era a sustentabilidade. Dentre os destaques, estão um sabão ecológico DIY, uma instalação reciclável da Note Design e também a resposta de Kai-Uwe Bergmann, parceiro do BIG Architecture, sobre a polêmica visita ao Brasil.

 (Reprodução Dezeem/Casa.com.br)

O Studio Form Us With Love, apresentou o Forgo, um pequeno kit capaz de produzir grandes quantidades de sabonete: 12 g do produto viram 250 ml de sabão. Isso ajuda a reduzir o uso do plástico em produtos de higiene e cuidado pessoal – uma indústria muito poluidora.

 (Reprodução Dezeem/Casa.com.br)

Chamada Natural Bond, a instalação da Note Design foi feita para a marca de pisos Tarkett. A inspiração foi a economia circular e suas aplicações no design.

O estande tinha como objetivo desencadear discussões sobre “uma transição circular sustentável na sociedade”, disseram os profissionais. São formas geométricas, que se equilibram e se empilham. “Os materiais usados são ou serão reciclados e devolvidos ao loop circular sem fim”, acrescentaram.

 (Reprodução Dezeem/Casa.com.br)

Outro momento marcante foi a fala do escritório Kai-Uwe Bergmann, parceiro do BIG. Ele comentou a recente polêmica da visita de Bjarke Ingels para se encontrar com o presidente Bolsonaro. “De maneira alguma endossamos Bolsonaro”, disse respondendo perguntas da plateia. E acrescentou que o BIG possui as mesmas opiniões a respeito de Trump e do presidente do Brasil.

Contudo, o arquiteto afirmou que acredita ser possível colaborar com a preservação dos biomas brasileiros por meio do turismo ecológico. As declarações dão a entender que os profissionais não vêem a parceria com o governo como uma forma de apoio ao Bolsonaro, que é extremamente negligente na parte ambiental.


A feira ocorreu na semana passada, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, com 400 eventos e 700 expositores.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s